Madp se insere na Semana Nacional dos Museus com diversos eventos de integração com a comunidade - Unijuí

Na próxima semana, a partir do dia 13 de maio, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) se insere na programação nacional da Semana dos Museus, que acontece de forma anual, em conjunto com instituições culturais do Brasil, com uma série de atividades planejadas dentro da temática lançada pelo Icom (Conselho Internacional de Museus). Para o ano de 2024, a temática destacada é "Museus, Educação e Pesquisa", onde se propõe apresentar reflexões importantes sobre a relação entre os museus e esses temas fundamentais para a sociedade.

A Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio) e, de forma local, se interliga com a Semana de Aniversário do Madp, que ocorre a partir do dia 19 de maio. Para o presente ano, o Museu Antropológico Diretor Pestana apresenta eventos integrados com a comunidade, trazendo atividades que iniciam no dia 13 de maio, encerrando no dia 24.

Confira a programação

- Programação Expositiva

• Exposição de Longa Duração.
  • Exposição Temporária “Grafismo nas culturas indígenas brasileiras”, Espaço Ijuí Hoje.
  • Exposição Temporária Artística-Literária “Arte & Literatura - Memória, cidade e identidade", promovida pelo Círculo de Escritores Letras Fora da Gaveta de Ijuí e Associação dos Artistas Visuais de Ijuí, Sala de Exposições Temporárias.

Visita de grupos mediante agendamento. Visitas de grupos R$ 3,00.

- Desafio de Tradução: Tradução colaborativa de documentos do acervo em idioma alemão

Desafio direcionado para escola e/ou comunidade em geral, mediada por Ulrich Dressel, de forma on-line ou presencial na Sala de Pesquisa do Museu.

Oficina desenvolvida mediante preenchimento do formulário: https://forms.gle/HTFjcZwwretGUWQT8.

- “Você se conecta com a nossa história”

Atividade de interação com o acervo em exposição por meio da Realidade Aumentada.

Realizado durante as visitas mediadas.

- “Conhecer é preciso” - Exposição Sobre a Produção Intelectual Preservada no Acervo

Mostra de catálogos e amostragem de títulos que contextualizam o legado da produção do conhecimento que, quando acessado, viabiliza novos conhecimentos.

Atividade integrada entre a Biblioteca Mário Osorio Marques e a Editora Unijuí.

Realizado durante as visitas e oficinas no Museu.

- Círculo de Memórias - 13 a 24 de maio

Projeto direcionado a grupos de pessoas idosas com o objetivo de conversar sobre os objetos e fotografias em exposição, gerando diálogos, revisitas a memórias, saberes e fazeres. A atividade pretende fortalecer a relação do MADP com a população idosa de Ijuí e registrar informações que irão alimentar a documentação museológica dos objetos salvaguardados e instrumentos de pesquisa das fotografias preservadas no acervo documental.

Atividade direcionada a grupos de idosos em visitas mediadas mediante agendamento.

- Domingo no Museu - 19 de maio, a partir das 14h30

• Programação comemorativa aos 63 anos do Museu Antropológico Diretor Pestana.
  • Programação expositiva e musical, com a participação de grupos e corais da cidade de Ijuí.
  • Lançamento das comemorações referentes aos 200 anos da Imigração Alemã no Brasil, atividade promovida em conjunto com o Centro Cultural 25 de Julho.
  • Evento de encerramento da Semana dos Museus, marcando o início da Semana de Aniversário do Museu.

- Hora do Recreio no Museu - 22 de maio, 10h

Integração entre Museu e Rádio Unijuí FM para o desenvolvimento da Hora do Recreio no Museu, com escolas visitantes. Quiz envolvendo a história do Museu para celebrar os 63 anos do Madp.

- Noite no Museu - 22 de maio, 19h

Visitação ao Museu e Sarau promovido pelo Círculo de Escritores Letras Fora da Gaveta de Ijuí e Associação dos Artistas Visuais de Ijuí, sendo complementar à Exposição Temporária Artística-Literária “Arte & Literatura - Memória, cidade e identidade".

Entrada gratuita.

Compreendendo o momento delicado, por conta da tragédia climática que atinge o Rio Grande do Sul, em conjunto com as atividades que acontecerão de forma local, durante os próximos dias o Museu organizará uma ação solidária de recebimento de doações durante as visitações, como itens de higiene pessoal, produtos de limpeza ou 1 kg de alimento não perecível. Participe!

Para dúvidas e mais informações, entre em contato pelo telefone 55 3332-0257 ou por e-mail em madp@unijui.edu.br.