Domingo no Museu teve programação voltada às mulheres - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Para celebrar o Mês das Mulheres, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) realizou, no dia 9 de março, a primeira edição de 2025 do Domingo no Museu, com o tema especial "ELAS fazem história". O evento, gratuito para o público, contou com uma programação diversificada que incluiu exposições, apresentações musicais, exibição de documentário e venda de produtos, destacando a importância da presença feminina em diversas esferas da sociedade.

“O Museu é um espaço de reflexão e também de representação. E neste dia, buscamos colocar a mulher em destaque, enfatizando sua trajetória histórica, suas conquistas e suas lutas, que são atuais e extremamente importantes. O dia 8 de março é, sim, um dia de celebração, mas não podemos deixar de lembrar que é também um dia político, de defendermos nossos direitos. Enquanto a mulher não tiver um lugar de igualdade, não teremos humanidade”, destacou a diretora do Madp, Iselda Sausen Feil.

Além da exposição de longa duração, o público pôde conferir duas exposições temporárias voltadas à temática feminina: “História do Trabalho da Mulher – Uma jornada pela participação feminina no mundo do trabalho, do século XIX aos dias atuais” e “Mulheres no Poder – Os caminhos trilhados por grandes mulheres que ocuparam posições de liderança ao longo da história”. Ambas foram promovidas com o apoio do Sinteep Noroeste, Coordenadoria da Mulher, Centro de Referência da Mulher, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Ijuí e Fórum Permanente da Mulher de Ijuí.

No auditório, foi exibido o documentário “Posso Jogar? O futebol feminino como resistência”, um curta-metragem produzido pelo Tempo Todo e pela Agência Terra Vermelha, que investiga as raízes do futebol feminino em Ijuí, trazendo entrevistas e histórias das pioneiras do esporte e das jogadoras atuais. Na Feira do Museu, foi possível adquirir produtos feitos por artesãs e produtoras locais.

Na programação musical, o público pôde conferir apresentações do Coral da Liga Feminina de Combate ao Câncer, das Gurias do Vocal Querência, do Grupo Nostalgia e da Família Diel, além do Duo Mãe & Filha, formado por Alice de Paula Ghisleni e Rosane de Paula Ghisleni. A Coordenadoria da Mulher também esteve presente como ponto de contato para mulheres interessadas.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.