
Os estudantes do curso de Educação Física na modalidade de Educação a Distância (EaD) da Unijuí Hericles Antonio da Rosa Tribbe, Alex Ramos, José Antônio Machado da Cunha, Eduardo Alan Dallabrida, Geliel Pelisson Scherer, Renan Barckfeld Correia, Samara de Jesus dos Santos e Gabriela Lamb Bender, conquistaram ótimos resultados neste fim de semana, durante a 45ª edição dos Jogos Universitários Gaúchos - JUGs. A competição ocorreu na Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (Sogipa).
Os oito atletas participaram das provas de Atletismo. A primeira medalha conquistada pela Unijuí foi o Bronze, com Hericles Tribbe, que ficou no terceiro lugar na disputa do Arremesso de Peso. Ele também ficou em quinto lugar no arremesso de dardo e no arremesso de disco. Já Samara de Jesus dos Santos ficou com o Bronze no Lançamento de Disco, e em 4º e 6º lugares nas provas de Arremesso de Dardo e Peso, respectivamente.
Gabriela Lamb Bender conquistou a medalha de Ouro nos JUBs. Ela venceu a prova de 1.500 metros rasos e também disputou os 5.000 metros rasos feminino. Já José Antônio Machado da Cunha ficou com o Ouro na prova de 5.000 metros rasos masculino, enquanto que Eduardo Dallabrida, na mesma prova, ficou com a medalha de Prata.
Geliel Pelisson Scherer também conquistou medalha de Ouro na prova de 3.000 metros com barreiras. Geliel, Alex, Eduardo e Renan ficaram também conquistaram a medalha de prata no revezamento 4x400 metros rasos. Com os resultados, todos os atletas trouxeram medalhas pela participação dos Jogos. Essa foi a quarta vez consecutiva que a Unijuí participa com estudantes da competição. Todos tiveram o acompanhamento do treinador Paulo Poersch.
“É muito gratificante estar participando pelo terceiro ano seguido e conseguir ser campeão das provas, pela Unijuí, que tem parceria com a ANR. Tudo isso é possível pela nossa bolsa, o que me deixa muito feliz, ainda mais neste ano em que estou me dedicando aos estudos. Em nome de todos os atletas, agradeço a oportunidade e lembro que todos bateram as suas melhores, o que foi também foi legal”, destaca Geliel.
O treinador dos estudantes, Paulo Poersch, relata que a conquista dos atletas reflete, muito mais que mérito esportivo, mas também a importância da parceria entre a Universidade e a Associação Noroeste Runners (ANR). “O esporte é positivo para a vida das pessoas, tanto na saúde quanto para ser uma porta para o futuro. Sempre digo que independente de qualquer resultado, o primeiro de tudo é que estiveram lá, competindo, mas que representam uma Instituição que dá oportunidade de ter aprendizado para a vida toda”, ressalta.
O vice-reitor de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio, destaca que é uma alegria ver as conquistas dos atletas que representam a Universidade e que é reflexo do incentivo ao esporte e o empenho da Instituição e do curso de Educação Física. “A medalha é importante, mas incentivarmos isso seja a partir do curso ou outras ferramentas é oferecer benefícios, pois o esporte traz saúde, tanto física quanto mental. A bolsa é um incentivo para que possam, também, seguir uma carreira no futuro, como recurso para também ganhar na vida”, comenta.
O professor destaca que é importante aprender para que futuramente possam ter inserção no mercado de trabalho. “O esporte dá desenvolvimento e o curso de Educação Física pode dá uma carreira diferenciada, como um incentivo ao esporte e incentivo para a vida”, completa.