Madp promove mais uma edição do Domingo no Museu - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) promove, neste domingo, 13 de abril, mais uma edição do Domingo no Museu. Com entrada gratuita, a atração vai contar com uma programação especial voltada à valorização das artes visuais e à promoção de experiências culturais significativas para a comunidade de Ijuí e região.

O evento deste mês será inteiramente dedicado à arte, resultado da parceria com a Associação de Artistas Visuais de Ijuí (AAVI), e contará com oficinas, roda de conversa e a abertura da exposição coletiva “Experiências Cruzadas”, que estará em cartaz na Sala de Exposição Temporária. Além disso, o público poderá visitar as demais exposições em cartaz, como “Tecnologia dos Povos Indígenas Brasileiros”, localizada no espaço Ijuí Hoje, e a exposição de longa duração do Museu, que apresenta um panorama do patrimônio cultural regional.

A partir das 15h15, ocorre a oficina “Desenho: primeiros passos”, ministrada pela artista Rosana Berwanger, na Sala de Pesquisa do Museu. Em seguida, às 16h, o fotógrafo Valdir Hobus conduz uma roda de conversa sobre fotografia “Por trás das lentes : histórias e memórias de um fotógrafo de natureza”, no auditório. As atividades são uma oportunidade de aprendizado e troca direta com os artistas locais, que compartilham suas trajetórias, técnicas e visões sobre o fazer artístico.

Para Rosana Berwanger, presidente da AAVI, o Domingo no Museu representa uma ação de grande relevância para a formação cultural da comunidade. “Antes de tudo, abrir as portas do Museu em um domingo é oferecer para a comunidade de Ijuí e região a possibilidade de visitação, aprendizado, conhecimento e aprimoramento. Ter uma exposição de arte acessível a todos é mais um reforço nesse processo. Além disso, a perspectiva da AAVI dialogar diretamente com o seu público, seja ministrando oficinas, recebendo visitantes na sala de exposições ou debatendo processos criativos, como faremos com o Valdir, é extremamente rica. Essa parceria, que já acontece há três anos, só tende a crescer, seja para nós, para o Museu e para toda a comunidade. É algo muito positivo.”

A diretora do Museu, Iselda Sausen Feil, reforça o caráter especial desta edição. “Esse será um domingo totalmente dedicado à arte, coordenado pelo grupo de artistas visuais que já são nossos parceiros e vêm nos auxiliando a fortalecer a arte como um elemento cultural importante. A arte é educativa, formativa, terapêutica, é entretenimento e também lazer. Às vezes, até mesmo o ócio pode ser produtivo, e o Museu está aqui para proporcionar esse tipo de vivência. É um espaço que acolhe, que ensina e que convida a comunidade a viver experiências transformadoras.”

O Museu convida a todos para participar desta tarde de cultura, criatividade e encontros. O Domingo no Museu é um convite a viver o Museu de forma ativa, afetiva e inspiradora.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.