.jpeg)
Nesta quarta-feira, 9 de abril, foi realizada mais uma aula da formação em Simulação Realística destinada aos professores dos cursos da área da Saúde da Universidade. A formação teve início em 2024 e continuará com encontros durante o primeiro semestre de 2025. A capacitação é conduzida por um dos maiores especialistas em Simulação Realística do país, o professor Augusto Scalabrini Neto, coordenador do Laboratório de Habilidades e Simulação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
O objetivo da formação é capacitar os docentes por meio de uma metodologia inovadora, que envolve treinamentos avançados e é suportada por tecnologias de alta complexidade. A metodologia utiliza cenários clínicos como ferramenta de aprendizado.
A coordenadora de Ensino em Simulação Realística da Unijuí, professora Shana Segatto Vendruscolo, detalha a simulação realizada na aula prática com o SimBaby, um simulador que replica a experiência de atender um bebê de 9 meses. Na aula, foi simulado um caso de bronquiolite viral aguda. O SimBaby possui a capacidade de reproduzir diferentes condições clínicas.
“Estamos na temporada do vírus sincicial respiratório, principal causador da bronquiolite, o que torna esse treinamento extremamente relevante para as emergências atuais. O objetivo dessa capacitação é preparar nossos alunos para o atendimento de patologias prevalentes na comunidade”, destaca a professora Shana.
A formação dos docentes da Unijuí segue seu cronograma, com mais dois encontros programados.
.jpeg)
.jpeg)
