Vivência Internacional: Egressa do curso de Farmácia relata sua experiência de intercâmbio em Portugal durante a graduação - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Desde o início da graduação em Farmácia, a egressa Carina Stübe Herman Sousa sempre esteve atenta às oportunidades oferecidas pela universidade. Foi na aula inaugural do Curso de Farmácia da Unijuí, em uma apresentação da professora Angélica Cristiane Moreira, que ela se encantou com a possibilidade de realizar seu primeiro intercâmbio.

Em 2012, Carina realizou seu primeiro intercâmbio, para  Portugal, na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. A experiência, muito além das suas expectativas, foi transformadora. "Estar em um ambiente diferente, longe da minha zona de conforto, me ajudou a desenvolver independência, autoconfiança e resiliência", destaca ela.

Viver em outro país também proporcionou a Carina a oportunidade de mergulhar em novas culturas, valores e tradições. A egressa faz questão de enfatizar a importância do apoio da universidade em sua jornada. "Sou extremamente grata ao curso de Farmácia pela formação de excelência, à Unijuí pela oportunidade de intercâmbio e ao Programa Ciências Sem Fronteiras, que financiou toda a minha estadia, incluindo passagens."

Sua trajetória, marcada pela dedicação e comprometimento com os estudos, abriu portas para novas oportunidades. Em 2015, Carina concluiu seu Mestrado em Oncologia e, em 2022, obteve seu Doutorado em Farmacologia e Toxicologia Experimentais e Clínicas. Atualmente, ela é Professora Convidada de Farmacologia nos cursos de Medicina, Medicina Veterinária e Bioquímica do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade do Porto.

O intercâmbio também lhe proporcionou memórias inesquecíveis, como viagens, amizades duradouras e vivências que marcaram sua trajetória para sempre. "Conheci meu marido no laboratório da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. Ele se tornou meu melhor amigo e o português mais incrível que já conheci!".

Atualmente, Carina e sua família residem na cidade do Porto, onde têm dois filhos luso-brasileiros, que desde pequenos aprendem a respeitar e valorizar as diferenças culturais e, sempre que possível, dividem-se entre Brasil e Portugal para matar a saudade da sua  família que reside em Ijuí. 




Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.