
No último final de semana, a Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI) foi palco do Startup Weekend Techstars 2025, uma parceria promovida pela Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) da Unijuí, em conjunto com o Impulsa Ijuí.
O Startup Weekend é um evento global da Techstars que tem o objetivo de montar uma startup em 54 horas, um fim de semana para validar uma ideia de negócio. A competição de três dias reuniu empreendedores, desenvolvedores e especialistas em diferentes áreas, que trabalharam em projetos de criação de startups. Os participantes tiveram a oportunidade de transformar suas ideias em protótipos, aprender novas habilidades e conhecer outros empreendedores.
Durante o evento, todos os participantes foram orientados pela metodologia da Techstars para a validação dos negócios, com o acompanhamento de mentores com ampla experiência em empreendedorismo e inovação, culminando na apresentação final, realizada na tarde do último domingo (27).
Segundo o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Daniel Knebel Baggio, há muitas formas de desenvolver uma região, mas o desenvolvimento acontece, principalmente, a partir da inovação.
“Olhando estrategicamente e com consciência, a inovação precisa ser algo inteligente; precisamos ter isso projetado e pensado. A inovação passa a ser a forma de condução do desenvolvimento. Vocês fazem parte desta inovação e desse desenvolvimento. Se queremos que Ijuí e a região melhor, precisamos inovar, e também precisamos de capital e de apoiadores para que consigamos fazer diferente", destacou o professor.
No fim do evento, foram selecionadas as três ideias de destaque após a apresentação dos pitches:
1º lugar: equipe Esperando Juntos, com Vanise Prestes, Iana Furst e Joice Perius;
2º lugar: equipe UpNext, com Julia da Rosa da Silva, Lorenzo da Silva Ramos e Tamara Fydryszeski Tonel;
3º lugar: equipe SOS Peneus, com Gabriel Tamiozzo, Guilherme Stulp, João Henrik Zilch, João Victor Feller e Kelvin Cruz.

.jpeg)
.jpeg)