
Com o objetivo de promover o diálogo, a conscientização e o compartilhamento de boas práticas educacionais voltadas ao acolhimento e à valorização dos estudantes autistas. a Unijuí, a partir da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (VRPGPE) promoveu, nesta quinta-feira, 15 de maio, o evento “Autismo e Educação”.
O evento teve a proposta de apresentar a perspectiva do professor e pesquisador, Pedro Lucas Costa e Lopes de Lima, que é autista, e também da pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Psicologia Escolar (PGPDE) do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB), professora Drª Daniele Nunes Henrique Silva, que compartilharam suas experiências e estratégias de ensino e mediação de significados com estudantes autistas.
De acordo com o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio, a realização do evento de maneira conjunta para debater uma temática tão importante como o autismo é motivo de grande satisfação para a Universidade. “Aproximar as instituições que trabalham com educação para um debate como este é importante para desenvolvermos não só a educação, mas também a inclusão nas escolas, na Universidade e em todos os espaços onde a educação transita.
O evento teve participação do Coral Unijuí e contou com a parceria da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Secretaria Municipal de Educação (Smed), 36ª Coordenadoria Regional de Educação, Secretaria Estadual de Educação, os programas de pós-graduação da Unijuí e a associação Autistas Brasil.
.jpeg)


