
A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec) esteve presente na 65ª edição da Expotupã, realizada entre os dias 15 e 18 de maio, no Parque de Exposições Coronel Marcial Terra, em Tupanciretã.
A Criatec contou com a participação das empresas incubadas Solo Sense, responsável por apresentar a solução de sensores inteligentes para medição de nutrientes do solo aplicado ao cultivo de oliveiras com possibilidade de expansão para outras culturas; e a Agro Instrumentos, que apresentou a estação meteorológica, que além da medição de chuvas, umidade direção do e velocidade do vento mede também a qualidade do ar detectando a presença de agentes poluidores do ar.
Além de participação das empresas incubadas, a coordenadora da Criatec, Maria Odete Garcia Palharini, participou de um painel na Arena e inovação com o tema “O papel das instituições na conexão de negócios a partir de pesquisas”, juntamente com a diretora executiva do Instituto Agregar Patrícia Lazzarotti Garcia; e Silvia Montagner, do Instituto Federal Farroupilha. O painel foi mediado pelo secretário de Turismo de Tupanciretã, Guilherme Mirasso.
Cada painelista compartilhou experiências que vêm sendo desenvolvidas nas instituições, incluindo ações e perspectivas sobre o tema. Também participaram do evento a consultora Leonice Parnoff, representando o Impulsa Ijui; e Isabela Albarello Dahmer, bolsista do Mestrado em Desenvolvimento Regional da Unijuí com atividades desempenhadas na Criatec. “A participação dessas empresas na Expotupã reforça o papel fundamental das incubadoras no desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor agropecuário, promovendo a integração entre pesquisa, tecnologia e mercado”, destacou o secretário Guilherme Mirasso .
Com um público estimado superior a 60 mil pessoas, a feira consolidou-se como um espaço estratégico para o fortalecimento do ecossistema de inovação regional, evidenciando o potencial das startups incubadas em contribuir para o avanço do agronegócio no Rio Grande do Sul.
.jpeg)
