
No sábado, 17 de maio, ocorreu o Simpósio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Unijuí, com o objetivo de marcar as atividades de 2025. O evento contou com a participação de escolas estaduais e municipais parceiras, reforçando os laços entre a universidade e as redes de ensino.
O PIBID visa aproximar estudantes de licenciatura das escolas públicas, incentivando a prática pedagógica e o contato com o contexto escolar. Além disso, proporciona formação continuada aos docentes que atuam nas escolas. A programação teve início com uma apresentação cultural da professora Eloísa Bohrer. que provocou reflexões sobre a trajetória docente com as perguntas.
O destaque do evento foi a palestra intitulada “PIBID e a formação docente: Universidade e Escola, quem aprende?”, ministrada pela professora Maria Regina Johann, com mediação do professor Anderson Amaral de Oliveira.
A vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi, destacou a importância da consolidação da história da universidade com o PIBID:
“A Unijuí tem uma história consolidada com o PIBID, marcada pelo compromisso social, inovação pedagógica e valorização da docência. Desde as primeiras edições do programa em nossa universidade, compreendemos a importância do PIBID para ressignificar a formação de futuros professores, a partir de experiências vividas, reais, de práticas pedagógicas contextualizadas e, principalmente, em diálogo com os saberes da escola”.

.jpeg)
