
Nesta segunda-feira, 19 de maio, teve início a Semana Acadêmica das Licenciaturas, envolvendo os cursos de Letras, Pedagogia, História e Matemática da Unijuí. A programação é realizada no Centro de Eventos, reunindo estudantes das modalidades presencial e EaD.
“Este é um evento promovido pelos Centros Acadêmicos e que tem uma singular importância para a formação dos alunos. Por meio das Semanas Acadêmicas, os acadêmicos podem experienciar o debate com profissionais que estão em atuação no mercado, sobre temas que, muitas vezes, não são contemplados dentro dos currículos”, destacou a coordenadora dos cursos, professora Taíse Neves Possani.
As atividades terão sequência nesta terça-feira, a partir das 14h, no Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), com o Podcast ao Vivo: "A Cultura Visual no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul: perspectivas históricas", coordenado pelos professores Ivo dos Santos Canabarro e Josei Fernandes Pereira. À noite, a partir das 19h30, serão realizadas três atividades: as oficinas "Matemática Imersiva: Explorando a Realidade Virtual" e "Criando meu próprio jogo no MicroBit", além da mesa redonda "Como ensinar crianças com altas habilidades e como adaptar as práticas pedagógicas?", todas no Centro de Eventos.
Nesta quarta-feira, às 19h30, no Centro de Eventos, acontecerá a mesa redonda "Gamificação no ensino: desafios e possibilidades", mediada pelos professores Anderson Amaral de Oliveira, Josei Fernandes Pereira e Liane Beatriz Rotili.
A programação segue na quinta-feira, no mesmo horário e local, com a palestra "IA e formação de professores", ministrada pelo professor Denilson Rodrigues da Silva.
Para encerrar as atividades, na sexta-feira, será realizada a roda de conversa "Altas habilidades e superdotação: os desafios de ensinar e aprender", com a participação da psicóloga Andressa Zanini, mãe de um jovem superdotado. A programação também contará com a Noite Cultural, incluindo apresentações musicais, exposição de obras e um Sarau Literário, a partir das 19h30, no Centro de Eventos.


