Acadêmicos da área da Saúde promovem atividade lúdica sobre higienização no Lar da Criança Henrique Liebich - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudantes dos cursos de Fonoaudiologia, Farmácia, Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Ciências Biológicas da Unijuí, da disciplina do módulo três de Projeto Integrador: Processo, Saúde e Doença, promoveram, na manhã desta quinta-feira, 29 de maio, uma atividade especial com crianças do Instituto Lar da Criança Henrique Liebich, de Ijuí. 

A ação consistiu em diversas atividades voltadas a orientar sobre a higiene corporal, das mãos e higiene bucal, e teve como objetivo principal repassar orientações de forma lúdica sobre a importância de fazer uma boa higiene diariamente. A atividade teve início com a distribuição de ursos de pelúcia a cada uma das 30 crianças participantes. 

As crianças também responderam um questionário sobre o quanto fazem a higienização diária e, em seguida, foram divididos em grupos e levados até cada uma das estações de orientação. Ao fim da atividade, todos receberam kits de higiene bucal para manter os cuidados que aprenderam durante a manhã. 

De acordo com a professora Cristiane Tarine Müller Girotto Reips, são três turmas que fazem ações durante o semestre no Lar Henrique Liebich. “Estão sendo desenvolvidas ao longo do semestre atividades que envolvem a promoção da alimentação saudável, plantio de árvores frutíferas, horta medicinal e ações de higiene corporal. Nossos estudantes estão muito empolgados, criaram fantasias para seus personagens e isso é motivo de alegria aos professores”, comenta. 

A docente complementa que o Projeto Integrador tem como demandante o próprio Lar da Criança e conta com apoio das mentoras da própria instituição. A proposta é contemplar todas as demandas que o Lar solicitou durante o semestre, com foco em acolher, fortalecer e inspirar, a partir da questão: como as ações de educação em saúde podem efetivar a integralidade do cuidado de crianças e adolescentes acompanhados em um núcleo social?”. 

Uma das mentoras do projeto e monitora no Lar, Bárbara Endres, salienta que toda a experiência com o grupo do PI tem sido muito proveitoso, em especial para as crianças que estão receptivas em aprender coisas que eles podem incluir na rotina diária. “A parceria tem sido importante e ficamos felizes com as crianças sendo bem cuidadas pelas pessoas de fora, o que é bem legal. Eles ficam curiosos em saber o que os estudantes da Unijuí fazem, estudam, e enxergam que podem ser mais, o que é bem importante”, ressalta. 

Além da professora Cristiane, também fazem orientação do grupo de estudantes da área da Saúde as professoras Marinez Koller Pettenon e Vanessa Adelina Casali Bandeira.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.