.jpeg)
Na noite de terça-feira, 27 de maio, os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design e Design Digital da Unijuí promoveram sua Aula Magna, marcando simbolicamente o início do semestre com reflexões profundas sobre inovação técnica, patrimônio cultural e novas possibilidades de atuação profissional.
O evento contou com duas conferências que dialogaram com os múltiplos campos de aplicação da arquitetura e do design na contemporaneidade. A primeira palestra foi ministrada pela arquiteta e pesquisadora Juliana Harumi Suzuki, professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que apresentou o tema "Eladio Dieste e Eugenio Montañez: Arquitetura e Técnica no Brasil". A convidada destacou o papel da técnica como expressão arquitetônica e trouxe uma análise aprofundada sobre a contribuição desses dois nomes da arquitetura latino-americana para o pensamento construtivo e cultural no século XX.
Na sequência, a arquiteta Ana Claudia Coelho Oliveira compartilhou sua experiência profissional na palestra "Arquitetura aplicada a jogos". Atuando no mercado de arte digital para jogos desde 2019, Ana Claudia apresentou aos acadêmicos o universo da criação de ambientes virtuais e modelagem 3D, explorando as possibilidades de atuação de arquitetos e designers na indústria dos games, um campo em crescente expansão no Brasil e no mundo.
A mediação das conferências ficou a cargo da professora Diane Meri Weiller Johann e do professor Tarcisio Dorn de Oliveira, docentes dos cursos envolvidos. O coordenador dos cursos, professor Igor Norbert Soares, realizou a abertura do evento, destacando a importância do diálogo entre técnica, criatividade e inovação no processo formativo dos estudantes.
A Aula Magna foi promovida com apoio do grupo de pesquisa GTEC – Espaço Construído, Sustentabilidade e Tecnologias e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Unijuí, reforçando o compromisso institucional com a formação multidisciplinar e crítica nas áreas do projeto, da tecnologia e da cultura.
