Assembleia Legislativa realiza Fórum Democrático do Desenvolvimento Regional no campus Santa Rosa da Unijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

A Unijuí recebeu, nesta segunda-feira, 16 de junho, o seminário do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional (FDDR), no campus Santa Rosa. Promovido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o evento reuniu autoridades políticas, empresariais e lideranças comunitárias da Região Funcional RF7 que engloba os Coredes Fronteira Noroeste, Celeiro, Missões e Noroeste Colonial.

O seminário regional teve como objetivo levar o debate sobre o crescimento sustentável do Rio Grande do Sul, a partir de debates e diagnóstico da realidade socioeconômica regional. Os dados foram apresentados em dois painéis, que abordaram as propostas da Região Funcional e temas específicos sobre o desenvolvimento da região que requerem aprofundamento, sob a responsabilidade da coordenação regional. 

O reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg fez a saudação institucional do evento e destacou a importância do encontro para o desenvolvimento regional. “Estamos lutando pela mesma causa há bastante tempo. Sabemos como estamos e onde queremos chegar a partir das metas. Desejo que sejamos profícuos nas sugestões para as nossas regiões”, comentou. 

O coordenador da macrorregião funcional, professor Pedro Luis Buttenbender, ressaltou a importância da participação da sociedade e dos conselhos no diálogo para o desenvolvimento das regiões. “Seminários como o de hoje são a demonstração mais clara e evidente que a sociedade tem vontade de estar comprometida e envolvida no processo de participação e clama pelas pautas que visam enfrentar dificuldades regionais”, relatou. 

O professor também apresentou o diagnóstico socioeconômico regional. “O RS tem o mais robusto fundo de investimento para enfrentamento das tragédias climáticas, mas esta região não tem projeto neste fundo. Além da agropecuária e da agroindústria, temos também o turismo como capacidade de geração de crescimento. Para isso, precisamos aprimorar a capacidade de governança desta região”, afirmou.

Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Pepe Vargas conduziu o painel “Pacto RS 25 – O crescimento sustentável é agora”. Em sua fala, ele salientou a importância da integração entre lavoura e pecuária e, em especial, do manejo do solo para ampliar a produção sustentável em todo o estado e na região. “Precisamos retomar a rotação de culturas, principalmente as de inverno, e o plantio em curvas de nível, por exemplo. Além da agropecuária, a região também tem vocação para serviços, agroindústria, biodiesel e metalurgia. Por isso, o debate sobre as demandas da região é fundamental.”

O seminário contou, também, com a apresentação da plataforma de participação digital, onde a população poderá sugerir projetos e votar nas propostas na próxima Consulta Popular, bem como as regras de acesso, que deve ser feito pelo sistema gov.br, e também alguns conteúdos que estarão disponíveis.

Os representantes de cada Corede também elencaram as prioridades para a transição ecológica de cada localidade conforme os eixos temáticos do Fórum, que são: Transição Ecológica, Sustentabilidade na indústria, no comércio e nos serviços, Sustentabilidade na Agricultura e Pecuária e Desigualdades Regionais e Sociais. Os trabalhos seguiram com participação do público presente no auditório da Universidade, com a sistematização das proposições e a consolidação das propostas regionais para serem levadas ao documento final.

O seminário regional contou com a participação, além do reitor Dieter Rugard Siedenberg, do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio, dos deputados Elvino Bohn Gass e Jeferson Fernandes, além da coordenadora do campus Santa Rosa, professora Taciana Paula Enderle, entre outras autoridades regionais. 




Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.