.jpeg)
A analista da Incubadora de Impacto Social e Ambiental da Unijuí (Itecsol), Elizandra Pinheiro da Silva, e o bolsista de extensão, Arthur de Freitas da Silveira, realizaram uma série de oficinas educativas voltadas à conscientização e orientação sobre a separação adequada de resíduos sólidos. As atividades aconteceram na empresa Dubai Alimentos e na Escola Estadual Deolinda Barufaldi, em Ijuí.
As oficinas integram ações da Programação do Mês do Meio Ambiente, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e têm o objetivo de sensibilizar crianças, jovens e adultos sobre práticas sustentáveis e o cuidado com o meio ambiente, incentivando a educação ambiental em diferentes contextos da comunidade.
Durante os encontros, Elizandra abordou a importância da separação correta dos materiais recicláveis, esclareceu dúvidas sobre o descarte de resíduos e apresentou orientações práticas que podem ser aplicadas tanto no ambiente doméstico quanto nas empresas e escolas. As atividades também destacaram os impactos positivos e negativos da reciclagem para o meio ambiente e para a geração de trabalho e renda de catadores do município.
“As oficinas são momentos estratégicos de sensibilização e de construção coletiva de práticas sustentáveis, que fortalecem a responsabilidade ambiental de empresas e instituições de ensino. A participação ativa dos colaboradores da Dubai Alimentos e dos estudantes e professores da Escola Deolinda Barufaldi demonstrou o comprometimento da comunidade com a causa ambiental, pequenas atitudes de fato geram grandes resultados”, destaca.
As ações realizadas reafirmam o compromisso da Criatec/Itecsol com o desenvolvimento de uma cultura voltada à sustentabilidade e à inclusão social, contribuindo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. A iniciativa também reforça a importância das parcerias institucionais na construção de um futuro mais justo e ambientalmente responsável.
A assessora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, Joice da Silva Leal, comenta que na rede municipal de ensino há o programa de educação ambiental "Vivências Socioambientais: Responsabilidade e Consciência" que se desenvolve o ano todo. No mês do meio ambiente as ações são intensificadas e a divulgação do trabalho é ampliada. Neste ano há parcerias com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Criatec/Itecsol Unijuí, Secretária da Saúde e Aipan, que contribuem com o programa nas escolas.

.jpeg)


