Na última quarta-feira (25), o hall da Biblioteca Mario Osório Marques foi palco da Feira de Empreendedorismo, promovida pela disciplina Projeto Integrador: Empreendedorismo e Inovação. A atividade reuniu estudantes dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Ciências Contábeis e Administração, que apresentaram os projetos desenvolvidos ao longo do semestre. A disciplina foi conduzida pelas professoras Fernanda Pasqualini, Márcia de Almeida e Thaís Teixeira.
Os trabalhos foram estruturados com base no Canvas de Modelo de Negócios, ferramenta que orienta a criação e a validação de propostas empreendedoras a partir de nove blocos estratégicos, como proposta de valor, segmentos de clientes, canais, fontes de receita e parcerias-chave. A professora Márcia de Almeida, dos cursos de Comunicação, explica que a metodologia permitiu aos alunos idealizar soluções inovadoras em forma de produtos e serviços, com foco nas demandas reais do mercado.
Além da viabilidade econômica, os projetos buscaram também um compromisso com o desenvolvimento sustentável. As propostas foram alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, promovendo um empreendedorismo com propósito, responsabilidade social e impacto positivo nas esferas econômica, social e ambiental.
A professora Márcia, complementou: “Como culminância do processo, cada grupo elaborou e apresentou um Pitch, uma apresentação rápida e persuasiva do negócio para comunicar com clareza e impacto o valor da sua proposta.” As apresentações ocorreram durante a Feira de Empreendedorismo.
Entre os grupos, trabalhos como: empreendimentos turísticos, aplicativos, espaços e produtos, ocuparam os estandes com folders, protótipos e cartões de apresentação. O evento oportunizou a troca de experiências, a validação com o público e o fortalecimento do espírito inovador dos estudantes.
Por Martina Dutra Neubauer, estagiária de Jornalismo da Usina de Ideias.