Profissionais da área da saúde contam com uma nova oportunidade de qualificação na Unijuí: o curso de Pós-graduação Lato Sensu em Fitoterapia Clínica, com carga horária de 360 horas/aula.
O objetivo do curso é capacitar os participantes para a indicação e prescrição segura de fitoterápicos e plantas medicinais, proporcionando uma formação sólida e atualizada sobre o tema. A fitoterapia, baseada no uso terapêutico de plantas medicinais, é reconhecida como uma prática complementar eficaz na promoção da saúde, na prevenção, diagnóstico e tratamento de diversas doenças físicas e mentais.
Apesar de sua origem natural, o uso de plantas medicinais exige conhecimento técnico e científico, já que podem ocorrer intoxicações quando utilizadas de forma inadequada. Fatores como condições inadequadas de cultivo, erros na identificação botânica, uso incorreto, falta de informações sobre dosagens, tempo de tratamento e interações medicamentosas são riscos que tornam essencial a formação especializada dos profissionais.
A prescrição de fitoterápicos é permitida por conselhos profissionais da maioria das áreas da saúde. No entanto, ainda são raros os cursos de graduação que incluem esse tema em suas grades curriculares. Por isso, a especialização oferecida pela Unijuí visa preencher essa lacuna formativa, desenvolvendo competências e habilidades essenciais para uma prática segura e eficaz.
Ao longo do curso, os estudantes aprofundarão seus conhecimentos em aspectos botânicos, agronômicos e fitoquímicos das plantas medicinais e dos fitoterápicos, além de estudar seu uso no tratamento de condições de saúde comuns e complexas. A formação também prepara os profissionais para oferecer orientações fundamentadas sobre o uso desses recursos terapêuticos.
As inscrições estão abertas até o dia 3 de agosto e podem ser realizadas no site unijui.edu.br/pos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.