
A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) da Unijuí realizou, na última semana, a banca de seleção para ingresso de novos empreendimentos em seu programa de incubação. A atividade contou com a participação dos membros do conselho deliberativo e avaliadores convidados, os quais analisaram as propostas apresentadas por empreendedores interessados em desenvolver seus negócios com o apoio da incubadora.
A banca é uma das etapas do processo seletivo previsto no Edital 01/2025 e tem como objetivo avaliar o grau de inovação, a viabilidade técnica e de mercado, o potencial de impacto socioeconômico e o alinhamento das propostas com a missão da Criatec, que são fomentar o empreendedorismo e fortalecer o ecossistema regional de inovação.
Durante a apresentação, cada equipe teve a oportunidade de expor sua solução, seu modelo de negócio e seus planos de desenvolvimento. As propostas selecionadas passarão a integrar o Programa de Incubação, onde contarão com acompanhamento técnico, mentorias, acesso a redes de relacionamento, capacitações e infraestrutura para impulsionar o crescimento dos empreendimentos.
Segundo a coordenadora da Criatec, Maria Odete dos Santos Garcia Palharini, a banca de seleção é um momento estratégico para conectar ideias promissoras com o ambiente de apoio da Universidade. “Nosso objetivo é contribuir para que essas iniciativas se consolidem e gerem resultados concretos para a sociedade", ressalta.
Foram selecionados para incubação na Criatec e Itecsol as propostas das empresas MAB Assessoria e Consultoria Ltda, que traz para a região a tecnologia EL SHADAY Tecnologia em tratamento de resíduos; Utopia Game Studio, Desenvolvimento de jogos; Nexo Engenharia, voltada para engenharia de software para auditoria eSocial; e Meliponize, para Soluções em Meliponicultura.
Também foram selecionadas para pré- incubação na Criatec e Itecsol as propostas da Harpia, Escritório de arquitetura Sustentável; e MoveU Aplicativo de caronas para universitários.


