Acadêmicos da Unijuí propõem ideias de preservação e ampliação para o Madp - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí desenvolveram, neste semestre, uma atividade voltada ao estudo do Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp). A ação integrou os conteúdos da disciplina de Projeto de Arquitetura Preservacionista, ministrada pelo professor Matheus Cargnelutti, e teve como objetivo a aproximação prática entre os acadêmicos e um importante patrimônio cultural da região.

A proposta envolveu pesquisa histórica, levantamento das características arquitetônicas do prédio e sugestões de preservação e ampliação do espaço. O edifício do Museu, de linhas modernistas, foi analisado a partir de sua inserção no contexto urbano, valor histórico e potencial de uso.

O trabalho foi encerrado no dia 4 de julho, e culminou com apresentação dos estudantes ao corpo técnico do Madp de diversas ideias que respeitam a história da edificação, ao mesmo tempo em que projetam possibilidades para seu futuro. As propostas incluem soluções arquitetônicas para ampliação e valorização do espaço, com foco na preservação do acervo e no acolhimento ao público.

Segundo o professor Matheus Cargnelutti, a disciplina proporcionou um aprendizado significativo, ao unir teoria e prática por meio de uma troca direta com uma instituição cultural. “Foi uma experiência enriquecedora para os estudantes e para o Museu, pois promoveu o diálogo entre ensino, patrimônio e projeto”, destacou.

A atividade reforça o papel da Universidade na formação crítica dos estudantes e na valorização do patrimônio cultural local, aproximando o conhecimento acadêmico das necessidades e potencialidades das instituições da comunidade.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.