
Responsável por prestar serviços essenciais para cooperativas, empresas e instituições públicas e privadas, o Laboratório de Análises Bromatológicas e Nutrição Animal desempenha função fundamental para a realização de análises químicas e bromatológicas de alimentos concentrados, como os grãos de cereais e as rações balanceadas e de alimentos volumosos, como os fenos, pastagens e silagens.
Somente no ano passado, o laboratório teve um crescimento significativo no número de análises realizadas, totalizando 859 atendimentos. Esse resultado representa um aumento expressivo em comparação a 2023, quando foram realizadas 712 análises. Entre os serviços prestados, a análise de Proteína Bruta para a matriz “soja” foi a mais demandada pelos clientes, o que reforça a importância desse parâmetro na avaliação da qualidade nutricional desta cultura.
“Tivemos um período de crescimento e conquistas para o Laboratório de Bromatologia e Nutrição Animal. Expandimos nossa atuação, atendendo novos clientes e fortalecendo parcerias, o que contribuiu para uma aumento no número de amostras recebidas”, destaca o responsável técnico pelo espaço, Diovane Antonow.
As principais demandas atendidas são relacionadas a empresas de fertilizantes, clientes particulares, programas de pesquisa e estudantes do curso de Agronomia. Os produtos mais analisados são soja, aveia, mix de grãos, milho, silagem e ração. No laboratório são feitas análises de Matéria Mineral, Proteína Bruta, Extrato Etéreo, Detergente Neutro e Detergente Ácido.
O responsável técnico também destaca a participação significativa dos estudantes do curso de Agronomia e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade. “Eles utilizaram nossas instalações para desenvolver pesquisas, realizar atividades práticas e aprofundar seus conhecimentos. Esse envolvimento reforça o compromisso do laboratório com a ciência, a formação de novos profissionais e o avanço das análises laboratoriais na área de nutrição animal”, relata.
A bromatologia é uma área da ciência que estuda os alimentos, suas propriedades e composições. No laboratório é possível verificar a qualidade, nutrição, composição química e segurança alimentar das amostras analisadas, sendo essas informações essenciais para diversas áreas, pois os alimentos impactam diretamente a saúde. O planejamento deste ano inclui a aquisição de equipamentos para fazer análises em infravermelho, o que permitirá a ampliação do escopo das matrizes analisadas e a diversificação dos testes realizados, proporcionando uma análise mais rápida, precisa e sustentável.
Para ter acesso aos atendimentos, os interessados podem trazer as amostras diretamente à Central de Recebimento de Amostras, que fica localizada no Campus Unijuí de Ijuí, no prédio 45 - sala 01. Também é oferecido atendimento através do e-mail cra@unijui.edu.br, e pelo WhatsApp (55) 3332-0627, para que os clientes possam tirar dúvidas e obter informações sobre quantidade de amostras, valores, localização, orçamentos, tipos de análises e nos amostras via correspondência.