Indústria 4.0 é debatida em reunião aberta com empresas no campus Panambi - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

A Unijuí, em parceria com a Rede RS Indústria 4.0 e o Instituto Agregar, recebeu no campus Panambi, nesta quarta-feira, a reunião aberta ““Rede RS Indústria 4.0: preparando o ambiente físico e digital”. A atividade aconteceu no auditório do campus e reuniu representantes de empresas, integrantes da Rede RS Indústria 4.0, além de membros da comunidade. 

O encontro teve a proposta de evidenciar as realidades que existem nas empresas de Panambi e região, onde foram discutidas as tecnologias utilizadas, o que deu certo, o que deu errado e o que se pode dar andamento dentro da Indústria 4.0. “Que possamos discutir as tecnologias tão importantes para o mundo digitalizado, que também existem e vêm sendo aplicadas no interior do nosso Estado, e é isso que queremos apresentar ao mundo”, destaca o coordenador da Rede RS Indústria 4.0, João Alvarez Peixoto.

O coordenador do campus Panambi, professor Paulo Cesar Mayer, destaca que esta é a primeira edição da reunião aberta longe dos grandes centros do Rio Grande do Sul, e que isso é fundamental para a região. “Este é um evento importante pois mostra que a Unijuí está integrada com o movimento da indústria 4.0. Para as indústrias da região, é de extrema relevância, uma vez que a nossa ideia foi apresentar as empresas que precisam da Indústria 4.0 e aquelas indústrias que tem soluções para 4.0, o que é bem necessário para o desenvolvimento”, comenta. 

O evento foi dividido em duas partes. Durante a tarde, representantes das empresas Cotripal, Fockink, KeplerWeber, Kraft, Lógica, NBRTec, Saur, Tecnofinger e 3 Tentos participaram de uma mostra tecnológica, a partir de painel onde expuseram seus investimentos em tecnologia e os desafios que estão enfrentando. 

Já no período da noite, foram promovidas duas palestras voltadas à tecnologia. A primeira teve o tema “Uma Jornada 4.0” e foi ministrada pelo professor da área de Automação Industrial na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), João Peixoto; já a segunda teve como tema “A infraestrutura para a indústria 4.0”, sendo conduzida pelo gerente corporativo PD&I da Fockink, Alejandro Meyer.

O evento contou com o apoio do Sistema Fiergs, que engloba Sesi, Senai, IEL e Ciergs, e foi gratuito para a comunidade. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.