
Na noite desta quinta-feira, 7 de agosto, professores e coordenadores pedagógicos de Ijuí participaram da formação on-line “Transformações no Campo: Estratégias para o Trabalho Pedagógico”, que marcou o lançamento oficial do Concurso de Redação 2025. O encontro foi conduzido por Sandro Máximo, mestre em Educação nas Ciências (Unijuí), e por Francieli Bertollo, mestre em Ensino de História (UFSM).
O objetivo da formação foi oferecer subsídios para que educadores possam trabalhar, em sala de aula, o tema das transformações no campo, incentivando o olhar investigativo e sensível dos estudantes e estimulando sua participação no concurso.
Com o tema “Transformações no Campo: Memórias e mudanças na vida rural em Ijuí”, o concurso convida estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas e privadas do município, a registrarem memórias e histórias das comunidades rurais, a partir de entrevistas com pessoas que vivenciaram essas mudanças ao longo do tempo.
A iniciativa busca valorizar a escuta sensível, o respeito à memória oral e ao patrimônio imaterial, aproximando os jovens do cotidiano, dos costumes e dos saberes tradicionais que marcaram a vida rural. As produções devem ser elaboradas no formato de relatos de memória.
O concurso é promovido pela Associação de Amigos do Museu Antropológico Diretor Pestana (AAMADP), Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), Rádio Educativa Unijuí FM e Curso de Letras da Unijuí. A ação integra o projeto “Transformações no Campo: A diversidade rural em Ijuí/RS”, viabilizado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), e também compõe a agenda do projeto Ações Sustentáveis nas Escolas de Ijuí – edição 2025, contando com o apoio de Fonte da Ilha, Unimed Noroeste RS, Yázigi Ijuí e Totem Vestibulares.
As inscrições ficam abertas até 3 de outubro de 2025. Os textos podem ser entregues presencialmente ou enviados por e-mail, conforme o regulamento. Os critérios de avaliação incluem domínio da norma padrão, criatividade, sensibilidade, adequação ao tema e qualidade textual.
O edital completo está disponível neste link.