.jpeg)
Estudantes e professores dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária da Unijuí participaram, nos dias 6 e 7 de agosto, do Encontro Gaúcho de Agropecuária Regenerativa, realizado no Auditório do Centro Administrativo do Sicredi das Culturas, em Ijuí, com o tema “De agricultor para agricultor: alternativas para enfrentar os extremos climáticos”. O evento foi promovido pelo Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS), com apoio da Emater/RS – Ascar e de outras instituições, a exemplo da Unijuí.
A iniciativa reuniu produtores rurais, técnicos, pesquisadores e estudantes, com o objetivo de fomentar práticas regenerativas no campo e fortalecer redes colaborativas voltadas à sustentabilidade e à resiliência agrícola frente aos extremos climáticos do Rio Grande do Sul. Um dos temas centrais foi o uso de bioinsumos e a transição agroecológica como ferramentas-chave para promover a produção sustentável.
O encontro buscou promover o intercâmbio de experiências entre produtores e especialistas; discutir tecnologias e alternativas para enfrentar desafios climáticos; estimular redes colaborativas entre agricultores, universidades e instituições; e incentivar a adoção de métodos produtivos que conciliem produtividade e preservação ambiental.
Dia de campo na Agropecuária Chiapetta
Na tarde de 6 de agosto, os participantes foram recebidos pelo engenheiro agrônomo Marcelo Chiapetta, na Agropecuária Chiapetta, para um dia de campo prático. A atividade proporcionou uma visita técnica, a observação de práticas regenerativas em uso e a troca direta de experiências entre os produtores. O foco esteve na produção de bioinsumos, compostagem e na adequação de equipamentos para a agropecuária regenerativa, visando aumentar a sustentabilidade e garantir maior retorno econômico e ambiental na unidade de produção.
.jpeg)

