
Com a proposta de sensibilizar a comunidade acadêmica sobre os desafios enfrentados no dia a dia por pessoas com deficiência visual, a Unijuí, a partir do Programa Sinergia, promove durante toda esta segunda-feira, 25 de agosto, a segunda edição do Caminhada às Escuras. A atividade integra a Gincana Movimenta Fidene e a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, e é feita em parceria com a Associação de Pais, Amigos e Deficientes Visuais de Ijuí (Apadevi). À noite, também será feita com estudantes dos cursos de graduação da Universidade.
A Caminhada consistiu em um trajeto feito com os colaboradores da Universidade, no qual eles tiveram que vendar os olhos e percorrer o caminho com o uso de bengalas, sendo guiados por deficientes visuais. No trajeto, tiveram que subir escadas, desviar de obstáculos naturais e identificar os desafios nos quais as pessoas sem visão enfrentam diariamente. Ao final do trajeto, comentaram sobre as sensações, o que mais sentiram dificuldade e outros detalhes das suas experiências.
“Esta é uma experiência e vivência onde os colaboradores têm a percepção de como é fazer um trajeto no qual estão acostumados, só que sem o uso da visão. Com essa atividade, queremos mostrar que é preciso se colocar no lugar do outro e ter empatia. Vivenciar esse momento faz com que a gente consiga respeitar de uma forma diferenciada e fazer as coisas com um olhar mais humano”, destaca a professora Fabiana Ritter Antunes, uma das responsáveis pela ação.
Segundo a integrante da Apadevi, Camila da Silva Blocker, a experiência sensorial é fundamental para começar a pensar cada vez mais no outro. “Fazer o trajeto é proporcionar uma reflexão sobre as limitações, para prestar atenção nos detalhes que fazem a diferença”, ressalta.
A técnica administrativa, Graciele da Rosa Bertoldo, que participou da ação, comenta que a caminhada serviu como um exercício de empatia. “Precisamos ter mais solidariedade e amor ao próximo com quem tem mais dificuldades, e tentar ajudar. Passando por essa experiência passamos a ver outros sentidos. Agradeço à Universidade por proporcionar aos técnicos essa experiência”, relata.
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)