
Colaboradores da Fidene e de suas mantidas — Unijuí, EFA, Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) e Rádio Unijuí FM — participaram, na última semana, de um curso intensivo sobre Inteligência Artificial (IA), realizado no Espaço + Inovação.
A formação, que chegou à segunda turma neste ano, teve como objetivo capacitar os participantes para o uso de tecnologias de IA na automação de tarefas repetitivas, ampliando a eficiência operacional e liberando tempo para que os colaboradores possam se dedicar a atividades mais estratégicas.
“A Inteligência Artificial já faz parte do nosso dia a dia e, enquanto Instituição, precisamos estar na vanguarda. Nosso objetivo é apresentar as novas ferramentas, qualificando os colaboradores, para que possam utilizá-las para otimizar as suas tarefas”, destacou o vice-reitor de Administração, professor Edson Luiz Padoin.
O curso foi ministrado pelo doutor Mateus Serpa e proporcionou aos participantes a oportunidade de explorar ferramentas e técnicas aplicáveis a diferentes áreas, da gestão administrativa ao desenvolvimento acadêmico. Entre os recursos apresentados, estiveram o ChatGPT, Google NotebookLM, Gemini e Sora.
De acordo com o vice-reitor, a proposta é dar continuidade à iniciativa. “Nosso objetivo é manter essa formação nos próximos meses, não apenas para novas turmas, mas também atualizando os já participantes com as ferramentas que surgirem”, completou Padoin.