
A Unijuí recebeu, nesta sexta-feira, 5 de setembro, o Ideathon InovaPamba. O evento é um desafio socioambiental, promovido pela Universidade, por meio da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) e da Incubadora de Impacto Social e Ambiental da Unijuí (Itecsol), em parceria com o Impulsa Ijuí e Sebrae RS, com a proposta de ser grande encontro de ideias e criatividade voltado para o futuro do bioma Pampa.
O Ideathon Inova Pampa integra o projeto InovaPampa Sebrae, em parceria com o Desafio Socioambiental da Criatec, e reuniu estudantes, empreendedores, pesquisadores e a comunidade para criar soluções inovadoras que promovam a bioeconomia, a sustentabilidade, a resiliência climática e a valorização do Pampa.
Durante o evento, os participantes trabalharam em equipes, onde desenvolveram propostas e apresentaram ideias através de pitchs, levando em conta o reconhecimento e oportunidades de conexão com o ecossistema de inovação. Os trabalhos foram coordenados pela mentora Josiane Ferreira, que conduziu a atividade por meio da metodologia Sementes Negócios.
“A ideia é que fosse um laboratório para fazer revisões e validações para se prepararem para o edital. É uma movimentação que a região e o ecossistema está direcionado, com a intenção de que os participantes pudessem parar um pouco suas vidas e trocar experiências”, destacou Josiane.
A analista da Criatec/Itecsol, Elizandra Pinheiro da Silva, comentou que foi um privilégio receber a todos na Instituição para este importante evento. “Este certamente foi um momento de conexão e aprendizado para tirar dúvidas e sair deste momento preparados para dar mais um passo. Enquanto incubadora, estamos olhando para nossos empreendedores, vendo os potenciais de negócios e como eles podem se inserir neste processo de seleção”, ressaltou.
O gestor de inovação do Sebrae RS, Cássio Friedrich, reforçou a importância da iniciativa. Segundo ele, o Sebrae trabalha em duas linhas estratégias. “Uma delas é para desenvolver territórios inovadores, e trabalhar para que os municípios fomentem a inovação. A outra é quanto ao desenvolvimento de negócios inovadores, com programas para todas as fases como o pensamento, a ideação e validação”, explicou.
O gestor ressaltou que o InovaPamba é um projeto que integra iniciativa do Sebrae Nacional, com foco em inovação para os biomas brasileiros. “A ideia é destacar as características de cada bioma, entender o que ele representa e o que tem de oportunidades de inovação, trazendo importância para aquele território”.
Nesta fase inicial, serão selecionadas 55 ideias em edital, que tem inscrições até o dia 13 de setembro, as quais podem ser feitas pelo site programas.sebraestartups.com.br/in/inovapampa. “Esta é uma forma de estimular o desenvolvimento e fazer um link com o seu negócio e como ele é relacionado com o bioma. É um projeto que tem uma grande visibilidade, não só no Estado, mas em todo o Brasil”, completou Cássio.
.jpeg)


