
A Unijuí esteve presente, neste domingo, 7 de setembro, no Desfile Cívico de Independência do Brasil, em Ijuí. Mais de 150 pessoas participaram do evento, entre professores, estudantes e técnicos da Universidade. Neste ano, o tema do desfile foi “Pátria Saudável, povo forte”, que faz uma homenagem à área da Saúde do município.
No ano em que celebra os 40 anos de reconhecimento como Universidade, a Unijuí levou cinco pelotões à Rua Benjamin Constant, com a proposta de evidenciar as contribuições da Instituição à educação, ao desenvolvimento regional e, em especial, à saúde de Ijuí e de toda a região.
O pelotão de abertura foi formado por técnicos da Universidade e pelos vice-reitores de Administração, professor Edson Padoin, e de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio. A técnica Fabiana Simon, carregou a bandeira da Universidade. O pelotão apresentou a mensagem “Construindo saberes que fortalecem o cuidado à vida”, em celebração aos 40 anos de reconhecimento e ao centenário do professor Mario Osorio Marques.
O segundo pelotão foi formado por estudantes, professores e técnicos administrativos, os quais levaram a mensagem “Ensino que conecta saber e saúde”. Neste pelotão, foram apresentados os cursos da área da Saúde e bem-estar, que desde 1980, com a criação do curso de Enfermagem, forma profissionais para atender a comunidade regional: Biomedicina; Ciências Biológicas; Educação Física; Estética e Cosmética; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Gastronomia; Nutrição; Medicina; e Psicologia.
Já o terceiro pelotão, formado por docentes, estudantes, pesquisadores, comunidade atendida pelos projetos de extensão, técnicos administrativos e representantes das ligas acadêmicas da Medicina, levou a mensagem “Conhecimento que inova e preserva a vida”. A proposta foi reafirmar o compromisso da educação superior com a saúde e a qualidade de vida da comunidade.
O destaque ficou por conta da participação do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS); do Mestrado Profissional em Educação Física; das ligas acadêmicas do curso de Medicina; e dos projetos de extensão de Educação em Saúde; Projeto Prematuros: Prevenção, Apoio e Cuidado; Programa Integrado para a Terceira Idade – PITI; Ijuí Pró-Vôlei: Semeando o Futuro; e Associação Noroeste Runner – ANR.
O quarto pelotão buscou apresentar os serviços de saúde ofertados pela Unijuí, que unem ensino, pesquisa, extensão e cuidado com a comunidade tanto interna e externa, com indicações de números de atendimentos do último ano. A mensagem levada foi “Cuidado que Acolhe e Transforma Realidades”. Do pelotão participaram professores, técnicos administrativos e comunidade beneficiada com os atendimentos.
Participaram integrantes do Setor de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional - SAAI; Escola-Clínica de Psicologia; a Clínica de Fisioterapia; Consultório de Nutrição; Laboratório de Atividade Física; O Laboratório de Análises Clínicas e Biologia Molecular - Unilab; e do Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual - CER III/UNIR.
No pelotão de encerramento do Desfile, participaram técnicos da Universidade, que levaram as mensagens “Unijuí: um lugar para viver, aprender e transformar”, e “Unijuí: educação superior comunitária, renovada e transformadora”. Além disso, apresentaram dados da Instituição: 45 cursos de graduação; 126 cursos de pós-graduação e de extensão; 12 mestrados e doutorados; 553 técnicos; 48 mil estudantes formados; 343 professores; 45 milhões em bolsas de gratuidade; e 11 milhões de financiamentos próprios.
A partir desta participação no Desfile Cívico, a Unijuí reafirma seu caráter como uma universidade comunitária completa, que transforma conhecimento em cuidado, fortalece a saúde pública e promove a inclusão, o acesso à saúde e à transformação social por meio da ciência e do serviço de qualidade.
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)

.jpeg)