
O Espaço Mais Inovação Unijuí, em parceria com a Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA e a comunidade externa, deu início ao Projeto de Robótica com Legos, que tem como propósito despertar o interesse pela tecnologia, incentivar o raciocínio lógico e estimular a criação de soluções inovadoras por meio da programação e montagem de robôs.
A primeira turma iniciou na segunda semana de agosto de 2025 e já conta com 17 estudantes, com idade a partir de 10 anos. Participam alunos da própria escola e também da comunidade externa, o que amplia a troca de experiências e a diversidade dentro do grupo.
As aulas têm duração de 2 horas, a cada 15 dias, e são pautadas em desafios práticos que incentivam o trabalho em equipe, o pensamento computacional e a resolução criativa de problemas. Para isso, os estudantes utilizam os kits de robótica LEGO Spike, que oferecem possibilidades lúdicas e tecnológicas de aprendizado.
O professor Peterson Cleyton Avi, destaca: “A ideia do projeto, é essa parceria entre o Espaço Mais Inovação e a EFA, possibilitando que os estudantes, dentro do nosso espaço, utilizem toda a estrutura e tecnologia que nós temos dentro do Espaço Mais Inovação. Especificamente, ela vem na ideia de trabalhar, o pensamento computacional. Vai muito na lógica de, não só a programação, mas sim, toda a ideia do pensamento computacional que é os alunos analisarem problemas, decompor em partes menores, identificar os padrões e aí testar soluções”.
.jpeg)
.jpeg)
