
A Incubadora de Impacto Social e Ambiental da Unijuí (Itecsol), a partir da participação da analista de planejamento da Itecsol/Criatec, Elizandra Pinheiro da Silva, e do bolsista de extensão Arthur de Freitas da Silveira, conduziu a eleição que definiu a nova diretoria da Associação de Reciclagem da Linha 6 (ARL6)
A eleição foi realizada em uma Assembleia Geral Extraordinária. O encontro aconteceu na última semana, na sede da associação e reuniu associados ativos que participaram do processo eleitoral exercendo seu direito ao voto. A Assembleia marcou o início de um novo ciclo de gestão para fortalecer a representatividade dos catadores em Ijuí. A nova diretoria ficará no mandato durante o período de 2025 a 2027.
A participação da Itecsol, conforme explica Elizandra, garantiu a transparência e a legitimidade do pleito. “A parceria da incubadora com a ARL6, construída ao longo dos anos, tem contribuído para o fortalecimento da organização social e para a promoção do desenvolvimento sustentável em Ijuí”, destaca.
Com a definição da nova diretoria, a associação inicia um novo ciclo de gestão com o compromisso de fortalecer a representatividade dos catadores e catadoras que atuam na linha de frente da coleta seletiva. Esses trabalhadores são responsáveis pela triagem dos materiais recicláveis recolhidos tanto pela coleta municipal quanto pelas empresas parceiras do Programa Empresa Amiga da Reciclagem.
A nova gestão terá o desafio de dar continuidade às conquistas já alcançadas e buscar novas parcerias, com o objetivo de ampliar a estrutura de trabalho, melhorar as condições dos associados e potencializar o impacto ambiental positivo gerado pela atividade. Atualmente, a ARL6 desempenha um papel essencial para a comunidade, reduzindo o volume de resíduos destinados a aterros e valorizando materiais que retornam à cadeia produtiva. Além de gerar renda para dezenas de famílias, o trabalho dos catadores contribui para a preservação ambiental e para a construção de uma cidade mais limpa e sustentável.
A diretoria eleita é composta pelo presidente, Fabrício Carpes dos Santos; vice-presidente, Carlos Augusto de Vargas; tesoureiro Fernando Carpes dos Santos; secretário, Felipe Carpes dos Santos; e conselho fiscal, com titulares Daiane Carpes dos Santos, Carmem Veriato dos Santos e Luis Veriato dos Santos; e suplentes Roseli Carpes dos Santos, José Eduardo Nunes dos Santos e Ana Paula Ribeiro dos Reis.