Oficina de Alimentação Tradicional resgata memórias e saberes de mulheres dos Clubes de Mães de Ijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Na última semana, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) promoveu mais uma atividade do Projeto Saberes e Sabores: Oficina de Compotas e Conservas. O encontro reuniu lideranças dos 27 Clubes de Mães de Ijuí, que juntos somam cerca de 300 mulheres.

A oficina foi conduzida por Ivone e Marilene Heck, que compartilharam memórias e histórias por meio da prática culinária, resgatando tradições e modos de preparo transmitidos de geração em geração. O trabalho com compotas e conservas despertou lembranças afetivas e aproximou as participantes de práticas que marcaram o cotidiano de suas famílias.

“Estão todas interagindo e adorando aprender coisas novas. Essa cozinha prática, com receitas caseiras, lembra as compotas e conservas das nossas mães e avós. É uma lembrança que resgata raízes”, destacou Dinara Rosanelli, assistente social e coordenadora dos Clubes de Mães de Ijuí.

Para muitas mulheres, o momento foi de reencontro com saberes quase esquecidos. “Está sendo muito produtivo relembrar as velhas receitas dos nossos avós e bisavós, que já estavam ficando no passado”, afirmou Maria Jussara, integrante do Clube de Mães Rosas Brancas, do Bairro Glória. Já Rúbia Carvalho, também do Clube Rosas Brancas, ressaltou: “Está bem produtiva a tarde de hoje, estamos gostando muito”.

A ação integra o Projeto Saberes e Sabores, realizado pela Associação de Amigos do Museu e pelo Museu Antropológico Diretor Pestana, em parceria com os cursos de Nutrição e Gastronomia da Unijuí, com apoio da Lei Complementar nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo).


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.