
A Semana Acadêmica 30 anos da COM: Vivências, histórias e memórias, realizada entre os dias 8 e 12 de setembro, marcou as três décadas dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da Unijuí. A programação reuniu palestras, debates, exibições culturais, homenagens e uma celebração festiva, fortalecendo os laços entre estudantes, professores, egressos, ex-professores e a comunidade acadêmica.
A abertura, no dia 8 de setembro, contou com a atividade Falando sobre Jornalismo, conduzida pelas jornalistas Leila Endruweit e Fabiane Madril, em um encontro que trouxe reflexões sobre os desafios e transformações da área. No dia seguinte, a Sessão DOC exibiu o longa-metragem “Entre Cruzes e Culturas” produzido pela StreamLab, seguido de debate com os produtores Camile Fernandes e Gui Rocha. A noite contou também com a presença de egressos, ex-professores e funcionários dos cursos, que receberam uma homenagem especial pelo papel desempenhado na trajetória da Comunicação da Unijuí.
Quem também compareceu a noite foi a vice-reitora de graduação Bruna Comparsi, para os próximos 30 anos da comunicação ela desejou que: “Quando a gente olha pra trás e vê essa longa trajetória, a gente sente muito orgulho, e olho para frente com muito entusiasmo e motivação. Vida longa aos nossos cursos e muito sucesso.”
Já no dia 10, a jornalista Alexandra Zanela, cofundadora da agência Padrinho Conteúdo e Assessoria, ministrou a palestra Tendências e Desafios em Produção de Conteúdo. A atividade destacou a relevância da inovação e do engajamento em um cenário marcado pela transformação digital.
Para Alexandra, os próximos 30 anos da área serão marcados por uma comunicação mais humana: “Eu acredito e eu espero muito que a comunicação se torne cada vez mais humana, e que a gente entenda que inteligência artificial é meio para nos ajudar a resolver problemas. É só o humano que consegue ser criativo. Então eu espero que daqui pra frente nosso olhar seja cada vez mais direcionado para o humano.”
No dia 11, a programação voltou-se à Comunicação Organizacional, em mesa-redonda realizada com a participação dos egressos Maiquel Kelm, Daniella Koslowski e Vanessa Wender, que compartilharam experiências do mercado e discutiram competências necessárias para a área.
O encerramento da Semana, no dia 12 de setembro, foi marcado pela tradicional premiação do Festicom, festival que valoriza produções acadêmicas em diferentes formatos de mídia. Na sequência, a comunidade acadêmica se reuniu para a Noite de Máscaras, no Open Rock Gastropub. O evento contou com a participação de alunos, professores, egressos e ex-professores, em uma celebração conduzida pela banda The Persons Club.
O Diretório Acadêmico da Comunicação (Dacom) também teve participação especial na Semana, com a entrega de mimos e brindes para os estudantes, além do sorteio de canecas personalizadas com o selo comemorativo dos 30 anos. A ação marcou o último ato da atual gestão da chapa. Para o aluno do 6º semestre de Publicidade e presidente do Dacom, Gustavo Maxsuel, essa foi uma experiência incrível: “Participar da organização da Semana Acadêmica e comemorar os 30 anos dos cursos de Comunicação da Unijuí é um momento que reforça a nossa união e o orgulho de fazer parte dessa história.”
A estudante do 2º semestre de Publicidade e Propaganda, Cibele Ferreira, também compartilhou sua experiência sobre a Semana Acadêmica. “Acho que as melhores palestras foram as de Jornalismo, só não se conecta com os palestrantes quem realmente não quer, porque a abertura deles foi muito notável para que isso acontecesse até fora do meio acadêmico, e isso me marcou bastante. [...] Os palestrantes de Jornalismo foram perfeitos e essa foi a parte mais legal na minha visão: a forma como, cada um do seu jeito, conseguiu agregar muito para cada um ali. Ganharam meu coração e quase me fizeram migrar de curso; talvez essa tenha sido a parte mais tocante e reflexiva”, relatou.
Com uma programação diversa e a participação ativa de estudantes, professores, egressos e comunidade, a Semana Acadêmica serviu como um espaço de troca de experiências e de celebração da identidade dos cursos. O clima de integração e reconhecimento marcou de forma especial os 30 anos da Comunicação na Unijuí.
Por Martina Dutra Neubauer, estagiária de Jornalismo da Usina de Ideias

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)