Três décadas de história: Semana Acadêmica marca os 30 anos da Comunicação da Unijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

A Semana Acadêmica 30 anos da COM: Vivências, histórias e memórias, realizada entre os dias 8 e 12 de setembro, marcou as três décadas dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da Unijuí. A programação reuniu palestras, debates, exibições culturais, homenagens e uma celebração festiva, fortalecendo os laços entre estudantes, professores, egressos, ex-professores e a comunidade acadêmica.

A abertura, no dia 8 de setembro, contou com a atividade Falando sobre Jornalismo, conduzida pelas jornalistas Leila Endruweit e Fabiane Madril, em um encontro que trouxe reflexões sobre os desafios e transformações da área. No dia seguinte, a Sessão DOC exibiu o longa-metragem “Entre Cruzes e Culturas” produzido pela StreamLab, seguido de debate com os produtores Camile Fernandes e Gui Rocha. A noite contou também com a presença de egressos, ex-professores e funcionários dos cursos, que receberam uma homenagem especial pelo papel desempenhado na trajetória da Comunicação da Unijuí.

Quem também compareceu a noite foi a vice-reitora de graduação Bruna Comparsi, para os próximos 30 anos da comunicação ela desejou que: “Quando a gente olha pra trás e vê essa longa trajetória, a gente sente muito orgulho, e olho para frente com muito entusiasmo e motivação. Vida longa aos nossos cursos e muito sucesso.”

Já no dia 10, a jornalista Alexandra Zanela, cofundadora da agência Padrinho Conteúdo e Assessoria, ministrou a palestra Tendências e Desafios em Produção de Conteúdo. A atividade destacou a relevância da inovação e do engajamento em um cenário marcado pela transformação digital. 

Para Alexandra, os próximos 30 anos da área serão marcados por uma comunicação mais humana: “Eu acredito e eu espero muito que a comunicação se torne cada vez mais humana, e que a gente entenda que inteligência artificial é meio para nos ajudar a resolver problemas. É só o humano que consegue ser criativo. Então eu espero que daqui pra frente nosso olhar seja cada vez mais direcionado para o humano.”

No dia 11, a programação voltou-se à Comunicação Organizacional, em mesa-redonda realizada com a participação dos egressos Maiquel Kelm, Daniella Koslowski e Vanessa Wender, que compartilharam experiências do mercado e discutiram competências necessárias para a área.

O encerramento da Semana, no dia 12 de setembro, foi marcado pela tradicional premiação do Festicom, festival que valoriza produções acadêmicas em diferentes formatos de mídia. Na sequência, a comunidade acadêmica se reuniu para a Noite de Máscaras, no Open Rock Gastropub. O evento contou com a participação de alunos, professores, egressos e ex-professores, em uma celebração conduzida pela banda The Persons Club.

O Diretório Acadêmico da Comunicação (Dacom) também teve participação especial na Semana, com a entrega de mimos e brindes para os estudantes, além do sorteio de canecas personalizadas com o selo comemorativo dos 30 anos. A ação marcou o último ato da atual gestão da chapa. Para o aluno do 6º semestre de Publicidade e presidente do Dacom, Gustavo Maxsuel, essa foi uma experiência incrível: “Participar da organização da Semana Acadêmica e comemorar os 30 anos dos cursos de Comunicação da Unijuí é um momento que reforça a nossa união e o orgulho de fazer parte dessa história.

A estudante do 2º semestre de Publicidade e Propaganda, Cibele Ferreira, também compartilhou sua experiência sobre a Semana Acadêmica. Acho que as melhores palestras foram as de Jornalismo, só não se conecta com os palestrantes quem realmente não quer, porque a abertura deles foi muito notável para que isso acontecesse até fora do meio acadêmico, e isso me marcou bastante. [...] Os palestrantes de Jornalismo foram perfeitos e essa foi a parte mais legal na minha visão: a forma como, cada um do seu jeito, conseguiu agregar muito para cada um ali. Ganharam meu coração e quase me fizeram migrar de curso; talvez essa tenha sido a parte mais tocante e reflexiva, relatou.

Com uma programação diversa e a participação ativa de estudantes, professores, egressos e comunidade, a Semana Acadêmica serviu como um espaço de troca de experiências e de celebração da identidade dos cursos. O clima de integração e reconhecimento marcou de forma especial os 30 anos da Comunicação na Unijuí.

Por Martina Dutra Neubauer, estagiária de Jornalismo da Usina de Ideias


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.