
A Unijuí divulgou, nesta semana, o resultado do edital VRPGPE nº 12/2025, destinado ao ingresso de estudantes estrangeiros nos cursos de Mestrado e Doutorado dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade. O edital, que oferta bolsas de gratuidade, integra as políticas de internacionalização apoiadas pela Capes, tem o objetivo estratégico de ampliar a inserção internacional dos Programas de Pós-Graduação, fortalecendo redes de cooperação acadêmica e científica e promovendo a mobilidade discente e docente.
O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio, ressalta que o edital representa um caminho para o ingresso de estudantes estrangeiros na pós-graduação brasileira. Segundo ele, a iniciativa reforça a relação construída ao longo dos anos com diversos países, ampliando a interação entre estudantes, professores, pesquisadores e Programas de Pós-Graduação (PPGs).
“A internacionalização é fundamental porque possibilita pesquisas e estudos sob outra perspectiva. Os estudantes trazem suas culturas e ideias de diferentes países e, aqui, podem realizar estudos comparados ou compreender a realidade a partir de novas dimensões”
A partir da aprovação, os candidatos selecionados vão para a próxima etapa, que se destina à obtenção do visto de estudos junto às embaixadas brasileiras nos países de origem, antes de virem ao Brasil.
Na Unijuí, o Escritório de Relações Internacionais (ERI) deu suporte ao processo seletivo e irá auxiliar os estudantes selecionados nas diferentes fases do processo. Com a chegada desses novos estudantes, a Universidade reafirma o compromisso institucional com a internacionalização, e conta com o apoio de toda a comunidade acadêmica para garantir processos de acolhida, integração cultural e suporte à trajetória acadêmica dos estrangeiros, fortalecendo os laços de cooperação e promovendo um ambiente cada vez mais plural e globalizado.
Atualmente, a internacionalização é considerada fundamental para a qualificação da pesquisa no país, para o intercâmbio cultural e científico e para a visibilidade internacional da produção acadêmica brasileira.
Confira a lista de candidatos estrangeiros aprovados por cada PPG:
- Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS)
◦ Doutorado: Domingos João Pedro Bernardo, da Angola
◦ Mestrado: Jerusa Paula Kativa Francisco, da Angola
- Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR)
◦ Doutorado: Lissette Elena Bedoya Velasco, do Equador
- Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD)
◦ Doutorado: Adéyemi Maafouz Alabi, do Benim
- Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC)
◦ Doutorado: Esmilce Celeste Gonzalez Vigo, do Paraguai
- Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional (PPGMMC)
◦ Mestrado: Saliou Diop, do Senegal
- Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (PPGSAS)
◦ Mestrado: Aissatou Diouf, do Senegal