.jpeg)
Em convergência com a temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, “Água, ciência e sustentabilidade: desafios para o futuro", a Unijuí deu início, na noite desta segunda-feira, 20 de outubro, ao Salão do Conhecimento 2025. O evento é um dos mais tradicionais da Universidade e segue até o dia 24 de outubro, em formato híbrido, com atividades presenciais nos quatro campi e também ações on-line.
Nesta edição, a proposta é promover reflexões e compartilhar soluções voltadas ao uso responsável dos recursos naturais e à construção de um futuro sustentável. A abertura do Salão do Conhecimento contou com a realização de palestras que abordaram o tema “Estratégias e inovações para o futuro sustentável”, a partir da realidade local de cada região.
Em Ijuí, a palestra teve como foco “O olhar sobre o empreendedorismo no território”, ministrada pelo gerente do Sebrae, Cássio Eduardo Fridriczewsk; em Panambi, a palestra abordou o “Cooperativismo como força de inovação e sustentabilidade regional”, sendo ministrada pelo gerente de Inovação, Tecnologia e Estratégia da Cotripal, Diego Boelter; já em Santa Rosa, a atividade foi feita pelo presidente da Amufron, João Sehnem, e abordou as “Potencialidades e desafios da Fronteira Noroeste”.
Em Três Passos, o tema foi “Um diálogo transdisciplinar sobre os desafios da região”, abordado em um painel com a participação dos professores Daniel Rubens Cenci, Rodrigo Tonél, da Unijuí, Eduardo Lorensi de Souza e Robson Evaldo Gehlen Bohrer, da UERGS; e a engenheira ambiental Luma Schervenski Tejada, da CITEGEM.
Além das palestras de abertura, as atividades do Salão do Conhecimento contaram com a Feira de Carreiras. Neste ano, o evento teve a proposta de aproximar empresas e estudantes com foco na geração de oportunidades, no desenvolvimento profissional e no incentivo ao empreendedorismo.
Em Ijuí, foram feitas oficinas e uma Mostra Empresarial, que reuniu ações de 20 empresas parceiras. Em Santa Rosa, também foi promovida uma mostra empresarial, reunindo sete empresas parceiras, além de uma oficina com o Sicredi. Em Panambi, uma Roda de Conversa com Empresários foi realizada, com a participação de representantes das empresas Tromink, Escritório Plegge Contabilidade, Fecopel Materiais de Escritório e Tecnofinger. Já em Três Passos, ocorreu um bate-papo sobre o mercado de trabalho conduzido pelo professor Luciano Zamberlan.
Além das palestras e da Feira de Carreiras, os estudantes participaram, nos quatro campi, de oficinas temáticas de diversas áreas do conhecimento. “Tivemos mais de 40 oficinas acontecendo, com a participação de 1,4 mil estudantes. É uma alegria para nós termos essa participação e com a promessa de termos um evento repleto de pesquisa e inovação”, destaca o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio.
O vice-reitor também destaca a ampla participação de pesquisadores da Graduação, Pós-Graduação e de pesquisadores externos da Universidade no Salão do Conhecimento, que vão apresentar 927 trabalhos durante os quatro dias de evento. “É um recorde para a nossa Instituição”, comenta.
Mais informações referente ao evento, você encontra no site da Unijuí e também, no instagram do evento @salaodoconhecimento.

.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)


.jpeg)
