Unijuí promove seminário voltado à Pós-Graduação Stricto Sensu - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

A Unijuí, a partir da Vice-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, realizou, nesta quarta-feira, 22 de outubro, o VI Seminário dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade, realizado com o apoio da Capes, do CNPq e da Fapergs. O evento integra a programação do Salão do Conhecimento e busca convocar a comunidade acadêmica para a reflexão coletiva e interdisciplinar sobre a gestão dos recursos hídricos, a preservação ambiental e a construção de políticas sustentáveis para o futuro.

A atividade de abertura contou com um painel, intitulado “Água e Sustentabilidade: Integração de Políticas Públicas, Ciência e Comunidade”, o qual propôs uma discussão integrada sobre os múltiplos significados da água como bem comum e estratégico. A proposta foi de reunir olhares acadêmicos, técnicos, políticos e comunitários para fortalecer a sustentabilidade e unir a pesquisa, gestão pública e participação cidadã.

Participaram da atividade os painelistas Evaldo Becker, da Universidade Federal de Sergipe (UFS/SE);  a coordenadora regional de Saúde do RS (17ª CRS/RS); os debatedores Diolinda Kurrle Hannusch, promotora de Justiça do Ministério Público do RS; o secretário de Meio Ambiente de Ijuí, Yuri Pilissão; e o representando a Ceriluz, Romeu de Jesus. O painel foi conduzido pela professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD), Anna Paula Bagetti Zeifert.

“Este seminário surgiu com a ideia de se trabalhar, em conjunto com todos os nossos PPGs, uma temática que une a todos, que é a água e a sustentabilidade. Tratamos de abordar a compreensão dos pesquisadores, entidades de Ijuí, sobre essa temática, para que possamos entender mais, por se tratar de um importante assunto para a cidade, região e para a vida no planeta. Devemos pensar e refletir na forma que pensamos nos nossos recursos”, destaca o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio. 

O reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg, em sua fala, aborda a importância desses seminários para a consolidação de uma cultura voltada à ciência. “Tratar de um assunto tão importante, como a questão da água, é de extrema relevância. Desejo um excelente evento a todos e que possamos buscar uma inovação sustentável”, comenta. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.