.jpeg)
A Unijuí, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Ijuí (Smed) e a 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), promoveu nesta quinta-feira, 23 de outubro, a 9ª Mostra Interativa da Produção Estudantil em Educação Científica e Tecnológica (9ª MoEduCiTec) e a III Mostra da Extensão da Universidade. Nesta edição, o tema do evento foi “O Protagonismo Estudantil em Foco”.
A MoEduCiTec busca fomentar a iniciação científica como atitude cotidiana em sala de aula, e o incentivo à divulgação das produções dos estudantes, em interação com seus professores, enquanto que a Mostra de Extensão busca socializar as atividades desenvolvidas no contexto de cada projeto apoiado pelo Fundo Institucional de Extensão, com foco em ampliar as interações entre a Instituição e a comunidade.
Durante a abertura, que ocorreu no Salão de Atos da Unijuí, centenas de estudantes e professores estiveram presentes. Eles puderam acompanhar duas apresentações de dança e música promovidas pelas escolas Dr. Ruy Ramos e Barão do Rio Branco. Além disso, acompanharam um painel com o tema “Eu na Escola”, o qual teve a participação da professora Sandra Nunes, da EFA, da egressa da Unijuí Amanda Carvalho Sibulinski; da professora do Imeab, Janaína Gzergorczick de Carvalho Leczinsk; e do estudante de ensino médio da Escola Ruy Barbosa, Pedro Cavalini Avila.
Conforme o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio, é um orgulho imenso receber todos os estudantes para apresentar o que de melhor se faz de pesquisa estudantil em toda a região. “A partir da ciência avançamos no conhecimento e esse avanço traz inovação. Se queremos viver melhor, isso perpassa pela Universidade, pela pesquisa, estudo, boas perguntas, no pensar e na inquietude de querer saber mais. O primeiro passo já está sendo dado neste evento, mas o trajeto é longo e compensador”, destaca.
Coordenadora da 8ª MoEduCiTec, a professora Marli Dallagnol Frison ressalta a oportunidade que cada estudante tem em participar de uma mostra tão relevante. “Este evento representa um momento de repasse de conhecimento, formação humana e transformação no modo de pensar e agir. A cada edição, ela faz com que todos sejam mais protagonistas do seu processo formativo”, comentou.
A secretária adjunta de Educação de Ijuí, Leila de Ataídes, salienta que a 9ª MoEduCiTec é uma oportunidade para que todos os participantes possam desenvolver ainda mais o seu lado curioso. “Este dia foi de mostrar o resultado do esforço de cada um dos professores e estudantes, além da escolas, que acreditam que é a partir da educação que é possível mudar as realidades e o futuro.”
Já a representante da 36ª CRE, Leila Franco Schmidt, em sua fala, reforçou a importância de cada um dos professores orientadores e o quanto é relevante para os estudantes já trabalharem em projetos de pesquisa. “É um orgulho grande para nós, pois todos os estudantes aceitaram o desafio. A iniciação científica é pensar no quanto a ciência pode ajudar no nosso futuro. Fico muito feliz pela participação de todos”, relata.
Após a abertura do evento, ocorreu a apresentação dos trabalhos, os quais foram organizados pelos estudantes e envolveram diversos temas como artes, sustentabilidade, meio ambiente, tecnologia e robótica. Os trabalhos foram avaliados e certificados por professores avaliadores.

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)