Seminário da Pós-Graduação da Unijuí destaca pesquisas e anuncia chegada do festival Pint of Science à região - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Integrando a programação do Salão do Conhecimento 2025, foi realizado na noite desta quarta-feira, 22 de outubro, o IV Seminário dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unijuí. O evento reuniu professores, estudantes, técnicos da Universidade, representantes de entidades, instituições parceiras e membros da comunidade regional, em um momento de celebração e valorização da pesquisa científica.

Um dos destaques da noite foi o lançamento do Pint of Science 2026, festival de divulgação científica reconhecido internacionalmente, que passará a integrar os municípios de Ijuí e Santa Rosa. O objetivo do evento é aproximar a ciência da população, levando o conhecimento produzido nas universidades para bares, cafés e espaços culturais, promovendo o diálogo direto entre cientistas e a sociedade.

Não por acaso, o lançamento ocorreu no Open Rock GastroPub, reforçando a proposta de conectar ciência, cultura e comunidade.

“O Pint of Science é um evento que acontece no País e no mundo no mês de maio, e que agora chegará à região com novidades e debates. Nosso intuito é popularizar e democratizar a ciência, impactando e transformando a sociedade em que vivemos”, destacou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Daniel Knebel Baggio.

Com sua primeira edição prevista para 2026, em Ijuí e Santa Rosa, o festival reforça o compromisso da Unijuí com a promoção de uma ciência acessível, participativa e transformadora.

Na sequência da programação, foi realizada a apresentação e certificação dos Trabalhos Destaque da Pós-Graduação Stricto Sensu da Unijuí. Foram reconhecidos os trabalhos apresentados no Salão do Conhecimento 2024 que obtiveram as melhores avaliações e foram indicados pela comissão científica do evento, como forma de valorizar a excelência na pesquisa acadêmica desenvolvida na Universidade.

Para fechar, foi apresentado o espetáculo “Mulheres: luzes e sombras”,  pelo Grupo Peabiru.

Confira os trabalhos:

Trabalho destaque do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências

"Injustiça Socioambiental e Gênero: possíveis enunciações da BNCC”, de autoria de Ana Laura Arnhold e Maria Simone Vione Schwengber.

Trabalho destaque do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

“A inter-relação dos atores da Hélice Quádrupla: iniciativas de atravessamento e mitigação dos efeitos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul”, de autoria de Ana Luisa Borsatto, Lidiane Kasper, Patricia Rodrigues da Silva, Sandra Cristina Franchikoski, Jorge Oneide Sausen, Daniel Knebel Baggio e Iara Denise Endruweit Battisti.

Trabalho destaque do Programa de Pós-Graduação em Direito

“Inclusão da pessoa com deficiência na pós-graduação e a ética da alteridade: uma análise dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de acesso à saúde e educação a partir da transdisciplinaridade”, de autoria de Milena Cereser da Rosa e Janaína Machado Sturza.

Trabalho destaque do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde

“O consumo de maca peruana (Lepidium meyenii Walp) não altera parâmetros de estresse oxidativo no músculo de ratas ovariectomizadas”, de autoria de Elisângela de Fátima Balzan Valentini, Anna Karolina Kretschmann Florencio de Souza Bagetti, Lucas Machado Sulzbacher, Mirna Stela Ludwig, Paula Taís Friske e Giuseppe Potrick Stefani.

Trabalho destaque do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional

“Aplicação de conceitos de Smart Grids à reconfiguração dinâmica de sistemas radiais seletivos subterrâneos”, de autoria de Ronei Elói Ody França, Maurício de Campos, Moisés Machado Santos e Paulo Sérgio Sausen.

Trabalho destaque do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade

“Avanços científicos à biofortificação agronômica de zinco sobre a produtividade e qualidade de grãos de aveia”, de autoria de Lara Laís Schünemann, Larissa Bortolini Pomarenke, Pedro Diel, Taís Portela Arenhart, Cristhian Milbradt Babeski, Cibele Luisa Peter, Juliana Aozane da Rosa e José Antonio Gonzalez da Silva.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.