
A Revista Desenvolvimento em Questão, publicada pela Editora Unijuí, lançou, no dia 23 de outubro, a edição especial “Estudos Regionais e Urbanos sobre a Amazônia”, que reúne pesquisas dedicadas a compreender as dinâmicas econômicas, sociais e ambientais da região amazônica – um território cada vez mais central nas discussões sobre o futuro do planeta.
A publicação é alusiva à COP30, que será realizada em novembro na cidade de Belém (PA), que propõe um olhar aprofundado sobre os desafios e oportunidades do desenvolvimento regional e urbano na Amazônia, considerando o contexto das transformações globais e locais.
A Edição Especial é resultado de uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unijuí (PPGDR) e o Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). A parceria é estruturada pelos professores Argemiro Luis Brum, da Unijuí, e Maurílio Monteiro da Unifesspa, os quais são coordenadores dos respectivos PPGs.
A edição especial foi organizada pelos professores Airton Adelar Mueller (Unijuí) e Giliad de Souza Silva (UNIFESSPA), que prepararam a chamada pública e o processo de avaliação dos artigos que compõem a publicação. A colaboração reforça o compromisso das instituições em promover a produção científica sobre a Amazônia.
Com uma abordagem interdisciplinar e crítica, os artigos que compõem a edição analisam questões emergentes e políticas públicas que impactam diretamente o território amazônico, discutindo estratégias sustentáveis e inovadoras para o seu futuro.
O evento de lançamento contou com a presença dos autores que participaram da edição, os quais apresentaram suas pesquisas e dialogaram sobre os caminhos possíveis para o desenvolvimento sustentável da região.
No evento, foram apresentadas as seguintes pesquisas:
- Implementação da indicação de procedência farinha de Bragança: desafios e controvérsias no processo de regularização das casas de farinha, de autoria de Stéphanie Oliveira da Silva e Benedito Ely Valente da Cruz, pesquisadores da Universidade Estadual do Pará – Uepa.
- Políticas públicas para promover o desenvolvimento sustentável em comunidades tradicionais na Amazônia, de autoria de Clícia Coelho Florenzano, Zilda Joaquina Cohen Gama dos Santos, Andrea Simone Rente Leão e Sandro Augusto Viégas Leão, pesquisadores da Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa.
- Desigualdade de acesso aos serviços de saneamento na Amazônia: uma análise da Região Norte, de autoria de Francisco Diétima da Silva Bezerra, Ariana Cericatto da Silva, Ana Cláudia de Souza Garcia e Maria Alcirlândia da Silva Bezerra, pesquisadores do Instituto Federal do Acre, Universidade Estadual do Oeste do Paraná e Universidade Federal do Acre – Ufac.
- Crescimento urbano e dinâmicas socioeconômicas nas cidades amazônicas: um estudo de caso da cidade de Soure – PA/Brasil, de autoria de Giovanna Vieira Domiciano, Sandra Maria Fonseca da Costa e Monique Bruna Silva do Carmo, pesquisadoras da Universidade do Vale do Paraíba – Univap.
- Desmatamento na Amazônia: uma análise por meio do Método MQO, de autoria de Emilio Campos Mendes e Maurílio de Abreu Monteiro, pesquisadores da Universidade Federal do Pará – Ufpa – e da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA.
- Desafios e práticas locais na gestão de resíduos sólidos em comunidades ribeirinhas da Amazônia Ocidental, de autoria de Milena Pinho Barbosa, Heloisa Correa Pereira, Ana Claudeise Silva do Nascimento e Leonardo Capeleto de Andrade, pesquisadores da Universidade do Estado do Amazonas – UEA –, Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA – e Universidade de São Paulo – USP.
- Reestruturação urbana e reestruturação da cidade: a redefinição da centralidade intraurbana em Parauapebas – PA/Brasil, de autoria de Camila Garcia Nascimento de Souza e Marcus Vinícius Mariano de Souza, pesquisadores da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA.
- Infraestrutura e sistemas socioprodutivos: desafios para a gestão integrada em áreas protegidas do Mosaico do Baixo Rio Negro, de autoria de Rayssa Bernardi Guinato, José Diego Gobbo Alves, Ana Claudeise Silva do Nascimento e Alvaro de Oliveira D’Antona, pesquisadores do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, Universidade Estadual de Campinas – Unicamp – e Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA.
- Rio Araguaia e a bioeconomia azul: alternativa de desenvolvimento para o Tocantins, Amazônia brasileira, de autoria de Thiago José Arruda de Oliveira, Marta Eichemberger Ummus, Rodolfo Alves da Luz, Andrea Elena Pizarro Munoz e Kennedy Douglas Leocadio Vasco, pesquisadores da Embrapa Pesca e Aquicultura e Universidade Federal do Tocantins – UFT.
- Horizontes da modernidade amazônica e suas polaridades aparentes, de autoria de Guillermo Alfredo Johnson e Fernando Michelotti, pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão – Ufma – e Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA.
A Edição completa da Revista pode ser conferida no LINK.


