Museu Antropológico Diretor Pestana promove tarde de vivências, sabores e memórias culturais - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Na tarde de sábado, 1º de novembro, o Museu Antropológico Diretor Pestana foi palco de uma programação especial que reuniu cultura, história e experiências sensoriais. A atividade, com entrada gratuita, convidou o público a vivenciar saberes e sabores tradicionais que compõem a memória alimentar e cultural do Noroeste do Rio Grande do Sul.

O encontro apresentou a Exposição “Saberes e Sabores: Memórias alimentares tradicionais de comunidades do Noroeste do RS”, que resgata receitas e práticas culinárias transmitidas entre gerações. A programação também contou com uma Trilha Sensorial, permitindo ao público explorar aromas e texturas de alimentos típicos, além de uma degustação de pratos inspirados em receitas tradicionais.

Integrando o mesmo movimento de valorização da diversidade, o museu também inaugurou a Exposição “Exposição Temporária Memórias do Cotidiano Afro-Brasileiro, que abre as reflexões sobre o mês da Consciência Negra. A mostra destaca a presença e as contribuições das populações afrodescendentes e indígenas na formação da identidade regional, reforçando o compromisso do Museu com a visibilidade histórica e social desses grupos.

A tarde seguiu com apresentações artísticas que celebraram a cultura e a ancestralidade, como a Roda de Samba com o Grupo Dzoeira e o Grupo Cultural Herdeiros de Zumbi, encerrando o evento em um clima de integração e celebração das raízes culturais.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.