Unijuí integra programação do Congrega Coop 2025 em Santa Rosa - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

A Unijuí marcou presença no Congrega Coop 2025, realizado nos dias 5 e 6 de novembro, no Parque de Exposições de Santa Rosa. O Congresso Internacional do Cooperativismo, que nesta edição teve como tema “Preservando Gerações”, reuniu especialistas, produtores, empresas, cooperativas e instituições de ensino em um amplo espaço de conhecimento, inovação e troca de experiências. 

Promovido pela Cotrirosa, Sicredi União RS/ES, Cooperluz, Fecofe e Sebrae, o congresso teve o objetivo de fomentar discussões e apresentar soluções inovadoras para os desafios do cooperativismo, destacando questões relacionadas às mudanças climáticas, ao desenvolvimento territorial e à produtividade agrícola.

A Unijuí esteve presente nos dois dias de evento, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento regional e a inovação. No dia 5, o professor Pedro Luis Büttenbender participou do Fórum Intercooperação e Desenvolvimento Territorial, que abordou a importância das parcerias e do trabalho conjunto entre cooperativas e instituições do Brasil e da Argentina para impulsionar o crescimento sustentável das comunidades. 

Ainda no primeiro dia, ocorreu o Hackathon Congrega Coop, com o apoio da Criatec, incubadora de empresas da Unijuí. A maratona reuniu estudantes do Brasil e da Argentina em torno do desafio de desenvolver soluções voltadas aos impactos climáticos e à continuidade dos empreendimentos rurais. As duas equipes vencedoras garantiram vaga na pré-incubação da Criatec.

No dia 6, as atividades seguiram no Palco Inovação, com o painel “Da pesquisa à inovação: a relação entre Universidade, Startups e Empresas”, que contou com a participação do professor Sandro Sawicki, representando a Unijuí. O debate destacou a importância da integração entre a produção científica, o ecossistema de inovação e o setor produtivo como estratégia para gerar soluções aplicadas às demandas regionais e globais. O professor apresentou a estrutura do Smart LiveLab e do Living Lab Agro, destacando desenvolvimento de soluções voltadas à gestão urbana inteligente e a missão integrar inovação tecnológica ao setor agropecuário, desenvolvendo soluções digitais voltadas à gestão eficiente e sustentável do agronegócio regional.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.