
A Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí lançou o edital que dispõe sobre a seleção de um projeto de extensão a ser auxiliado pelo Fundo Institucional de Extensão e submetido à aprovação para a realização de ações no Projeto Rondon – Operação Carimbó.
Considerado o maior projeto de extensão universitária do país, com foco no desenvolvimento de ações que promovam benefícios permanentes às comunidades, o Projeto Rondon acontecerá no Estado do Pará, em julho de 2026.
Coordenado pelo Ministério da Defesa, o Projeto Rondon conta com a participação dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; da Educação; da Cidadania; da Saúde; do Meio Ambiente; e da Secretaria de Governo da Presidência da República. A iniciativa recebe apoio de Instituições de Ensino Superior de todo o país, bem como de Estados e municípios, para promover o desenvolvimento da cidadania entre universitários e contribuir para a melhoria dos índices sociais nas comunidades atendidas.
Para este edital, a Unijuí selecionará um (1) projeto, podendo ser destinado ao Conjunto A ou ao Conjunto B, conforme o Edital do Ministério da Defesa nº 3/2025.
Conjunto A: Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde.
Conjunto B: Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção, e Trabalho.
Os projetos apresentados por professores da Unijuí devem contemplar as áreas previstas no edital do Ministério da Defesa, a partir dos conjuntos mencionados. As propostas de trabalho inscritas nesta chamada deverão observar integralmente o disposto no edital federal.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente no site da Unijuí, no dia 9 de dezembro, acessando o Portal do Funcionário, no link “Projeto Novo”. Para participar da seleção, o coordenador, o coordenador adjunto e o membro reserva do projeto devem pertencer ao quadro efetivo de professores do Plano de Carreira do Magistério Superior da Unijuí, com jornada contratada igual ou superior a 28 (vinte e oito) horas semanais no momento da submissão do projeto.