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O Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) da Unijuí, por meio do Projeto de Extensão Anísio, realizou nos meses de setembro e novembro atividades focadas no tema "diversidade e inclusão", alinhado aos estudos do Projeto Diversidade, coordenado pela Professora Dra. Joice Graciele Nielsson, e contou com a parceria da Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Padilha, articulada pela professora Fabiane Prestes.
A turma escolhida para participar do Projeto Anísio deste ano foi a turma 204, composta por 16 alunos, que demonstrou grande receptividade e engajamento, possuindo experiência em atividades de inclusão, visto que é uma turma que conta com três estudantes laudados com Transtorno do Espectro Autista (TEA), demonstrando interesse em aprender ainda mais sobre a temática para contribuir com o crescimento de todos na turma.
Ao longo do projeto, foram realizados três encontros com a turma.. O primeiro, realizado em 29 de setembro, destacou-se pelo forte engajamento dos estudantes, que participaram de um círculo de escuta para debater o conceito de escola inclusiva e as falhas do sistema, ressaltando a urgência de espaços para diálogo e resolução de problemas. O segundo encontro ocorreu no Campus da Unijuí, onde os alunos foram desafiados a desenvolver um produto (como cartilha, cartaz ou reels) baseado em legislações como o ECA e a LBI, seguindo um formato simplificado de projeto acadêmico. A etapa final, realizada em novembro na escola, consistiu na produção de relatos de experiência e na apresentação dos materiais desenvolvidos, como o cartaz aqui apresentado.
A iniciativa buscou ampliar o conhecimento da comunidade escolar sobre diversidade e inclusão, unindo os Projetos de Extensão Projeto Anísio e o Projeto Diversidade, e permitiu aos estudantes vivenciar processos de pesquisa, produção e apresentação, fortalecendo competências como empatia, comunicação e cooperação. A parceria entre o PPGD e a Escola Estadual Antônio Padilha proporcionou uma experiência formativa significativa, estimulando os alunos a práticas de inclusão, empatia e responsabilidade social, e para os bolsistas dos projetos de iniciação científica e extensão do PPGD foi uma oportunidade de vivenciar a extensão acadêmica, promovendo conhecimento.
Um destaque adicional é que os alunos da turma 204 levaram a temática da inclusão para o teatro, desenvolvendo a peça "O mágico de nós". Adaptada para um curta-metragem, a produção convida à reflexão e concorre no 7º Festival Estudantil Curtas na Escola, promovido pela 36ª CRE.www.youtube.com/watch?v=M-tkjy8HhN8&list=PLBrGyL_YLnQmVd-Kp6MJKN9MCxplDXUXE&index=110&pp=iAQB.


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