
O Laboratório de Análise de Solos e Tecido Vegetal (LaSTV) da Unijuí iniciou, nas últimas semanas, as atividades de análise de amostras de solos dentro do projeto de pesquisa "Caracterização da Fertilidade dos Solos da Microrregião de Ijuí-RS: Identificação de Gargalos e Estratégias para o Crescimento da Produtividade Agrícola".
O projeto de pesquisa tem como objetivo diagnosticar a condição de fertilidade dos solos da microrregião de Ijuí. Ele também visa a qualificação e modernização da estrutura analítica do Laboratório, com a proposta de prover dados precisos e confiáveis, os quais servirão de base para futuras políticas públicas de desenvolvimento rural.
Nesta fase inicial, o LaSTV fará análises aprofundadas em 500 amostras de solo. As avaliações incluirão níveis de macro e micronutrientes, teores de argila, pH, índice SMP e Matéria Orgânica. O projeto desenvolvido na Universidade é viabilizado com recursos provenientes de Emenda Parlamentar Individual nº 36660006/2024.
A ação recebeu parecer técnico favorável para apoio no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), estando em conformidade com as diretrizes de fomento à melhoria dos processos relacionados à atividade agrícola, aumento da produtividade e sustentabilidade do setor.