Projeto Guarda-Chuva do Bem incentiva descarte consciente e transformação social no campus Ijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

A Unijuí, por meio da Incubadora de Impacto Social e Ambiental (ItecSol), promove o Projeto Guarda-Chuva do Bem. A iniciativa une sustentabilidade, cidadania e impacto social e tem a proposta de dar um novo destino sustentável a guarda-chuvas e sombrinhas que seriam descartados no lixo.

Esses materiais, que levam muitos anos para se decomporem no meio ambiente, sendo descartados incorretamente, passam por um processo de reaproveitamento e são transformados em diversos produtos, como mochilas, sacolas para compras, bolsas, carteiras, capas de cadernos, agendas, jaquetas, porta cuias, entre outros itens.

Além de contribuir para a redução de resíduos, o projeto busca promover a economia circular e gera impacto positivo na vida de pessoas e comunidades envolvidas no processo de transformação dos materiais. Recentemente, a Itecsol aprovou projeto junto a 9ª edição do Pet Sicredi para elaborar o design e o protótipo de uma mochila sustentável. Agora, está sendo confeccionado o primeiro lote de mochilas que serão entregues na ação Dia do Bem Volta às aulas, em fevereiro de 2026.

A comunidade acadêmica e a população em geral podem participar realizando o descarte consciente dos guarda-chuvas e sombrinhas inutilizados em um dos pontos de coleta disponíveis no Campus Ijuí: nas duas paradas de ônibus ou no hall de entrada do prédio da Biblioteca Mario Osório Marques, também podem ser entregues na Criatec. 

O Projeto Guarda-Chuva do Bem reforça que pequenas atitudes podem gerar grandes transformações, estimulando práticas sustentáveis e o exercício da cidadania.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.