Doutorandos relatam experiência de cursar doutorado sanduíche no exterior - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Cursar um doutorado sanduíche em instituições do exterior é uma oportunidade única para muitos estudantes, que podem criar relações, qualificar seus currículos e ter uma vivência fora do Brasil, onde encontram culturas diferentes, pessoas de diversas partes do mundo e aprendizados diversificados. 

No último semestre, os doutorandos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR), Daniel Hedlund Soares das Chagas, Ana Luisa Borsatto e Daniel Schiefelbein, e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD), Fernanda Marcolla, foram selecionados com as bolsas e estiveram na Espanha e em Portugal. 

Conforme Ana Luisa, que está em Portugal, a experiência tem sido transformadora, tanto pessoal quanto academicamente. “Cada dia representa um novo desafio, uma nova descoberta e, sobretudo, uma oportunidade de crescimento. Sou profundamente grata pela chance de ampliar minha formação em um ambiente tão rico em história, pesquisa e diversidade”, comenta. 

Ela destaca que vivenciar a universidade, dialogar com outros pesquisadores e participar de atividades acadêmicas internacionais tem ampliado sua visão sobre o papel da ciência e reforçado o compromisso com a pesquisa que desenvolve no Brasil. “Mais do que uma etapa acadêmica, este intercâmbio se tornou um momento de intensos aprendizados, trocas culturais e construção de novas perspectivas. Trata-se de uma oportunidade única, que certamente marcará minha trajetória profissional e pessoal. Tenho a certeza de que este percurso fortalecerá ainda mais minha atuação como pesquisadora e como profissional ao retornar ao Brasil.”

Já Fernanda Marcolla, que realiza seu doutorado sanduíche na Faculdade de Direito da Universidade de Sevilha, na Espanha, relata que a experiência acadêmica tem sido extremamente enriquecedora. “A Universidade de Sevilha oferece um ambiente de pesquisa estruturado e acolhedor, no qual doutorandos são reconhecidos como pesquisadores, contando, inclusive, com uma sala de investigação exclusiva destinada a professores e estudantes de doutorado.”

Outro detalhe, segundo ela, é o acesso a materiais que não são encontrados no Brasil, fundamentais para o desenvolvimento da sua pesquisa. “Meu foco tem sido a análise da finalidade da pena e os impactos do populismo penal, temática para a qual tenho encontrado, na Universidade de Sevilha, autores e obras que não estão facilmente disponíveis no Brasil. Esse acesso tem contribuído de maneira significativa para o aprofundamento teórico da pesquisa.”

Daniel Hedlund, que está em Lisboa, ressalta que o doutorado sanduíche é como abrir uma nova janela para a pesquisa e vida acadêmica. Ele conta que os benefícios ficam claros desde o primeiro mês, com acesso ampliado a grupos de pesquisa europeus, os quais ampliaram as suas perspectivas. “Aqui, as discussões são extremamente internacionais, e cada seminário reúne pessoas de vários  países, trazendo abordagens que muitas vezes não encontramos no Brasil. Os orientadores e colegas são abertos à colaboração, e existe uma cultura forte de interdisciplinaridade que estimula a inovação”, comenta.  

Ele ressalta que o maior ganho está no crescimento pessoal e afirma que fazer o doutorado sanduíche em Portugal fez perceber que a ciência é profundamente colaborativa “Expandir fronteiras, geográficas e intelectuais, transforma não só o trabalho acadêmico, mas também quem somos enquanto pesquisadores. Volto com a  mala cheia de boas lembranças, artigos e dados, mas, sobretudo, com uma visão”, finaliza. 

O Programa de Doutorado Sanduíche está com inscrições abertas. O prazo iniciou no dia 27 de outubro e se estende até o dia 28 de janeiro de 2026. As inscrições são feitas a partir do encaminhamento da documentação por meio digital para o endereço eletrônico eri@unijui.edu.br e os resultados serão divulgados no dia 11 de fevereiro de 2026.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.