Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unijuí conquistam nota 5 na Avaliação da Capes - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Quatro dos seis programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unijuí receberam nota 5 na Avaliação Quadrienal da Capes (2021-2024). Os programas em Desenvolvimento Regional (PPGDR) e de Educação nas Ciências (PPGEC) mantiveram a nota, enquanto que os programas de Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) e Modelagem Computacional e Matemática (PPGMMC) tiveram elevação de nota 4 para nota 5. Direito  segue com nota 4 e Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, com nota 3.

Conforme o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio, as notas destacadas nesta avaliação representam o compromisso da Unijuí em manter e evoluir a qualidade dos programas. “Passamos a ter quatro programas com nota 5, o que reforça o papel de ensino, pesquisa e extensão da Universidade. Demonstra como tratamos a pesquisa com seriedade e eficiência, além de evidenciar a qualidade dos nossos outros programas”, destaca. 

Conforme a coordenadora do PPGAIS, professora Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz, a avaliação positiva e a elevação da nota representa o reconhecimento de uma trajetória construída com rigor científico, compromisso social e trabalho coletivo. “Reafirma o PPGAIS como um espaço de formação avançada e produção de conhecimento capaz de transformar realidades em saúde e impulsionar o desenvolvimento regional”. 

A professora completa destacando que o resultado reafirma o papel estratégico da pós-graduação stricto sensu no desenvolvimento regional, na produção de conhecimento interdisciplinar em saúde e na formação científica comprometida com a transformação da realidade social. “Nosso agradecimento a todos os docentes, discentes, egressos, técnicos, colaboradores e parceiros institucionais que contribuíram direta ou indiretamente para essa trajetória. Esta nota expressa o esforço contínuo na produção científica, na formação qualificada e no impacto social do Programa.”

Já o coordenador do PPGEC, professor Sidinei Pithan da Silva, comenta que a união de todos, auxiliou para que o programa fosse reconhecido. “Com essa nota o Programa repete pelo terceiro quadriênio consecutivo a nota 5. Este resultado é decorrente dos esforços de todos que fazem parte do PPGEC, nestes 30 anos, no qual já formamos mais de 700 mestres e 100 doutores. É um momento de comemorar o esforço e dedicação de todos que fazem parte da história”, ressalta. 

Os programas que receberam nota 5 receberam conceito Muito Bom em todos os itens avaliados, que inclui os quesitos Formação e Impacto na Sociedade. Além disso, reconhece a produção científica e a participação de egressos em diferentes áreas. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.