Inglês no Campus encerra 2025 com mais de 160 participantes e projeta ampliação para 2026 - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

O programa Inglês no Campus alcançou resultados expressivos em 2025. Lançado em novo formato no segundo semestre do último, o programa buscou ampliar horizontes linguísticos e culturais, fortalecer a diversidade, incentivar a fluência em línguas estrangeiras e articular habilidades linguísticas e não linguísticas em diversos contextos. 

Ao longo de 2025, o Inglês no Campus, vinculado ao Línguas no Campus (LinC), consolidou-se como uma ação estratégica da Unijuí voltada à internacionalização, à formação acadêmica e ao fortalecimento da proficiência em língua inglesa. O programa contou com quase 170 participantes nas atividades, entre estudantes e bolsistas da graduação e da pós-graduação lato/stricto sensu, e público externo.

O programa ofertou atividades nas modalidades “Conversation I, II, III” e “EAP – English for Academic Purposes I e II (leitura para fins acadêmicos)”, em formatos presencial e on-line; o Conversation, com foco no desenvolvimento da oralidade, da escuta e da interação em língua inglesa; e, ainda, o EAP (English for Academic Purposes) com foco na identidade acadêmica do Inglês no Campus, ao concentrar-se na leitura, compreensão e discussão de textos científicos, abstracts e gêneros acadêmicos em língua inglesa. 

A proposta não se configura como curso de idiomas tradicional, mas como uma ação formativa voltada ao letramento acadêmico, ao apoio à produção científica e à inserção dos participantes em práticas reais de pesquisa e internacionalização. “Do total de participantes, 126 estiveram vinculados às turmas on-line e 40 às turmas presenciais, evidenciando o alcance e a flexibilidade da iniciativa, mesmo considerando ajustes decorrentes de remanejamento de turmas ao longo do semestre”, comenta a coordenadora, professora Fabiana Diniz Kurtz. 

Além das aulas regulares, o semestre contou com atividades avaliativas, simulados, provas finais e uma atividade temática especial de Halloween, desenvolvida com as turmas presenciais do Conversation I, integrando aspectos culturais ao ensino da língua inglesa.

Para este ano, a proposta é ampliar o programa. Entre as ações previstas, destaca-se a implantação do EAP nível 3, voltado a estudantes com maior domínio da língua e interesse em aprofundar a leitura crítica de artigos científicos, a produção acadêmica e a participação em contextos internacionais de pesquisa. Outro destaque será o intensivo de férias para os níveis iniciantes (Conversation I e EAP I), previsto para o final de fevereiro de 2026. 

Também estão previstos a revisão e o aprimoramento dos materiais didáticos, a partir das demandas observadas nas turmas, garantindo maior adequação aos perfis dos participantes, às áreas de conhecimento e às práticas acadêmicas contemporâneas. “As experiências de 2025 servirão de base para ajustes metodológicos, fortalecimento da progressão entre níveis e ampliação da integração entre leitura acadêmica, escrita e conversação”, destaca Fabiana. 

“Ao consolidar uma proposta que articula conversação, leitura acadêmica e formação crítica, o Inglês no Campus reafirma seu caráter institucional e acadêmico, posicionando-se como uma ação estratégica da Unijuí para a internacionalização, a produção do conhecimento e a formação universitária em um contexto cada vez mais global e multilíngue. Para 2026, a ideia é também incluir o ensino de outras línguas, junto ao programa LinC - Línguas no Campus”, complementa a coordenadora. 

O Inglês no Campus integra a política linguística institucional da Universidade, em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). As aulas foram ministradas pela professora Vanessa Vieira Mombach, responsável pelas turmas de inglês no semestre.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.