Estudantes da área da Saúde desenvolvem estratégias para ampliar a vacinação na região - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Ao longo do semestre, estudantes do 2º módulo dos cursos da área da Saúde - Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Nutrição - participaram do Projeto Integrador: Atenção à Saúde, que envolveu quatro turmas orientadas pelas professoras Brenda da Silva, Eilamaria Vieira e Vanessa Bandeira. A proposta desafiou os acadêmicos a olhar para indicadores reais de saúde dos municípios e transformá-los em estratégias de comunicação e educação em saúde, voltadas à ampliação da cobertura vacinal e ao fortalecimento da atenção básica.

Segundo a professora Brenda, “o objetivo central deste PI foi desenvolver a habilidade estratégica de análise de indicadores de saúde e tomada de decisão”. Os estudantes analisaram dados, estudaram o território e elaboraram materiais para apoiar as Secretarias Municipais de Saúde. “Esse percurso possibilitou articular conhecimentos técnicos, sensibilidade social e compromisso ético com as necessidades reais da população e dos territórios de saúde”, destaca. 

Já a professora Eilamaria destacou o envolvimento dos grupos em todas as etapas do projeto. “Os estudantes fizeram contato com as equipes de vacinação dos municípios e, a partir das informações e dados coletados, elaboraram diferentes materiais midiáticos que proporcionaram estratégias de promoção da saúde”, afirma.

A autonomia na escolha dos municípios e das temáticas foi um dos pontos centrais da experiência e se refletiu no engajamento e amadurecimento das turmas. A professora Vanessa ressaltou que essa dinâmica ampliou o contato dos estudantes com diferentes realidades, fortalecendo o vínculo da Universidade com os municípios. Para ela, o processo demonstrou que, “mesmo em formação, os acadêmicos já atuam como promotores de informação qualificada, orientações necessárias e que podem fazer a diferença em cada localidade”. 

A vivência prática também marcou a trajetória dos estudantes. A acadêmica Barbara Bandeira compartilhou que seu grupo trabalhou no município de Ajuricaba, em escolas do interior. Segundo ela, as ações envolveram atividades interativas, explicações e materiais informativos para as famílias. “Foi uma atividade bem legal, o grupo se ajudou bastante, todas participaram ativamente. Tínhamos alunas de quatro cursos, um grupo bem diverso, o que foi essencial para a formação de ideias”, relata. 

Mais do que produzir materiais, o Projeto Integrador: Atenção à Saúde mostrou aos estudantes que cuidar da saúde coletiva exige leitura crítica da realidade, responsabilidade social e sensibilidade às particularidades de cada território. Uma experiência que fortalece a formação profissional e reafirma o papel da universidade na construção de soluções que dialoguem com as necessidades reais da comunidade.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.