.jpg)
O Espaço + Inovação da Unijuí é um importante local voltado para experienciar e desenvolver tecnologias, promover inovação e conectar pessoas na região Noroeste. No último, ele se consolidou com o fortalecimento de parcerias com algumas redes, as quais fortaleceram ações conjuntas voltadas à educação, inovação e tecnologia.
Durante todo 2025, foram realizadas cerca de 300 atividades, que envolveram escolas, grupos da terceira idade e diversos segmentos da comunidade. Essas ações impactam 5,2 mil pessoas diretamente e cerca de 10 mil indiretamente, por meio da participação em eventos e feiras, como a Expofest.
O foco esteve no desenvolvimento de soluções Internet das Coisas (IoT). Foram feitos mais de 300 testes utilizando a tecnologia LoRaWAN, que possibilitou a avaliação do alcance das antenas e da comunicação com sensores, contribuindo para o avanço de aplicações inteligentes no território. Também foi instalada uma estação meteorológica no campus Ijuí da Universidade, que permitiu ampliar o monitoramento climático e o apoio a projetos de pesquisa, ensino e inovação.
Outro destaque foi a utilização do eletroposto, o qual, somente no último semestre, realizou mais de 450 recargas rápidas, atendendo usuários de Ijuí e região e fortalecendo a mobilidade elétrica local. O impacto positivo se reflete no meio ambiente: com o uso do eletroposto, mais de 300 árvores foram preservadas e aproximadamente 1.758 kg de CO₂ deixaram de ser emitidos, contribuindo diretamente para um futuro mais sustentável.
Entre as novidades, se destaca a parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, que contou com oficinas de robótica educacional utilizando Lego. As oficinas tiveram como objetivo introduzir o pensamento computacional, estimulando a lógica, a criatividade e a resolução de problemas por meio da construção e programação de robôs. O projeto contou com encontros semanais em duas escolas da rede municipal, com turmas de aproximadamente 20 alunos por escola; atividades práticas e interativas.
Também foi desenvolvido um projeto de robótica em parceria com o Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), também com encontros semanais voltado aos Anos Finais do Ensino Fundamental, ampliando o acesso dos estudantes às tecnologias educacionais e à robótica. “Essas ações fortaleceram a integração entre educação e inovação, contribuindo para o desenvolvimento de competências essenciais”, destaca o coordenador do Espaço + Inovação, professor Peterson Avi.
O professor ressalta que a participação dos estudantes nas práticas e no auxílio ao atendimento do Espaço + Inovação é extremamente positiva e relevante. Os estudantes da graduação utilizam os espaços de forma ativa e contínua, especialmente no período noturno, tanto como ambiente de coworking e sala de ideação quanto sala de aula, ampliando as possibilidades de aprendizagem além do formato tradicional. Espaços especializados, como o de Realidade Virtual, são utilizados para estudo, pesquisa e desenvolvimento de projetos, promovendo a integração entre teoria e prática.
Além disso, o Espaço + Inovação conta com a atuação direta de estudantes bolsistas, que participam ativamente do desenvolvimento de soluções tecnológicas, envolvendo áreas como realidade virtual, robótica, Internet das Coisas (IoT), programação e construção com LEGO, entre outras tecnologias. “Essa vivência proporciona aos estudantes uma formação mais completa, estimulando a autonomia, o trabalho em equipe, a inovação e a resolução de problemas reais, ao mesmo tempo em que fortalece o atendimento ao público e a missão do Espaço Mais Inovação como ambiente de aprendizagem, pesquisa e inovação aberta”, completa o professor.
Para 2026, o objetivo é consolidar e ampliar parcerias estratégicas, especialmente com o município de Ijuí e instituições de ensino, fortalecendo ações conjuntas voltadas à educação, inovação e tecnologia.