
Nos dias 9 e 10 de março de 2026, colaboradores da Universidade participaram de uma formação em Inteligência Artificial, ministrada por Matheus Serpa. A iniciativa teve como objetivo ampliar o conhecimento dos participantes sobre as ferramentas de IA disponíveis no mercado, com foco especial no uso do Gemini e na segurança de dados.
Durante o encontro, os participantes foram além do uso básico da tecnologia. A formação abordou estratégias para a criação de prompts eficientes, permitindo transformar a inteligência artificial em um verdadeiro assistente de trabalho. Com isso, a ferramenta pode ser utilizada para redigir comunicados complexos, analisar planilhas financeiras e organizar tarefas em poucos segundos, otimizando rotinas administrativas.
Outro destaque da capacitação foi a orientação sobre o uso responsável da tecnologia. Os participantes conheceram o conceito do “Semáforo de Segurança”, que orienta como utilizar a IA de forma ética e segura dentro da Universidade, garantindo a proteção de dados institucionais e de estudantes. Nesse contexto, foi reforçada a importância do uso exclusivo do Gemini Institucional para atividades relacionadas ao trabalho.
A formação também apresentou o conceito “AC/DC” (Antes do Chat / Depois do Chat), que evidencia as mudanças trazidas pela inteligência artificial no cotidiano profissional. A proposta é compreender que a IA já faz parte da realidade das organizações e pode ser uma aliada importante no dia a dia de trabalho.
.jpeg)