AAMADP e Madp têm projeto aprovado em edital da Secretaria de Cultura do RS - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) e a Associação de Amigos do Museu Antropológico Diretor Pestana (AAMADP) tiveram o projeto “Narrativas em Revisão: Musealização, Participação Indígena e Perspectivas Decoloniais no Madp” aprovado em segundo lugar no Edital nº 26/2025 – PNAB RS Memória e Patrimônio, da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, na modalidade Ações Gerais. A proposta alcançou nota final 99, ficando entre os projetos selecionados pelo edital.

O resultado reconhece a relevância da iniciativa para o campo da memória, do patrimônio cultural e da museologia no Rio Grande do Sul. O projeto propõe a revisão crítica e participativa das narrativas museológicas associadas aos acervos indígenas em exposição de longa duração no Madp, com atenção especial aos processos de musealização, à participação indígena e às perspectivas decoloniais.

A iniciativa atuará sobre um conjunto aproximado de 149 objetos indígenas em exposição, relacionados aos grupos Guarani e Kaingang, e irá abranger acervos de natureza arqueológica, missioneira, etnográfica e contemporânea. Entre as ações previstas estão a análise técnica de fichas catalográficas, textos e legendas expositivas, encontros de escuta em territórios indígenas, visita técnica ao Museu com representantes Guarani, revisão da documentação museológica e reformulação de conteúdos apresentados ao público.

O projeto também prevê a incorporação, quando pertinente e pactuada com os participantes, de línguas indígenas nos textos expositivos, além do desenvolvimento de um audioguia da exposição reformulada. Como desdobramento, será realizada uma ação educativa em formato de palestra, conduzida por representantes Guarani e Kaingang, vinculada à exposição de longa duração.

A aprovação representa um passo importante no desenvolvimento de ações voltadas à preservação, pesquisa, documentação e difusão do acervo do Madp, especialmente em um momento simbólico para a instituição, que celebra seus 65 anos de atuação. “O projeto reforça a compreensão do patrimônio cultural não apenas como preservação de objetos e documentos, mas como um campo de reflexão sobre histórias, territórios, identidades e relações sociais”, destaca a diretora do Museu, Karen Barros. 

A proposta será desenvolvida pela Associação de Amigos do Museu Antropológico Diretor Pestana, em parceria com o Madp, contribuindo para qualificar as ações institucionais e ampliar o debate sobre memória, participação indígena e responsabilidade museológica. As atividades terão como referência a sede do Museu, em Ijuí, e ações em territórios indígenas no Rio Grande do Sul.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.